Voltar para a tela anterior.

Viagens do Executivo Municipal preocupam Guiovane

O vereador voltou a questionar os critérios de concessão das diárias


As viagens realizadas ao exterior, por secretários municipais, voltaram a pautar o pronunciamento do vereador Guiovane Maria/PT. Na sessão ordinária desta terça-feira (27/11), o petista levantou a suspeita de que familiares de um secretário teriam viajado junto com a comitiva do Executivo a Israel, entre o dia 15 de novembro e o último sábado. Ou seja, para ele, continuam suscitando dúvidas os critérios de concessão de diárias, na prefeitura.

Em resposta, o vereador Gustavo Toigo/PDT destacou que a esposa e o filho do secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Nestor Pistorelo, viajaram sim, mas com recursos próprios. O filho de Pistorelo, segundo Toigo, teria ainda obtido a metade das despesas a partir de custeio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Na sequência, Guiovane salientou que o diretor-presidente do Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Marcus Vinicius Caberlon, viajou para Lyon, na França, a fim de participar da feira Pollutec, que vai de 27 a 30 de novembro. Conforme Guiovane, embora o evento dure apenas quatro dias, Caberlon teria recebido dez diárias, totalizando R$ 8.170,00, além de R$ 5.000,00 para despesas de viagem, pagos de forma adiantada. De acordo com Toigo, a viagem de Caberlon também tem vinculação com o Sebrae.

Guiovane reiterou o seu questionamento acerca da necessidade das viagens. Para ele, no final de uma administração, a utilidade das despesas não seria tão grande, devido à possibilidade de os atuais titulares das secretarias não mais permanecerem nos cargos, a partir do ano que vem.

O vereador Marcos Daneluz/PT sugeriu que seja encaminhado ao Executivo um pedido de informações, para esclarecer as dúvidas. A manifestação recebeu o apoio do vereador Daniel Guerra/PSDB. Para a vereadora Ana Corso/PT, o fato de haver familiares junto com os representantes é inadmissível, já que se trata de compromissos oficiais do Executivo.

27/11/2012 - 20:23
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo