Voltar para a tela anterior.

Sindiserv reitera a defesa para manter a trimestralidade salarial

João Dorlan ocupou a Tribuna Livre


A defesa para manter a trimestralidade salarial do funcionalismo público voltou a ser reiterada pelo presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), João Dorlan. Na abertura da sessão ordinária desta quarta-feira (31/10), na Tribuna Livre da Câmara, ele salientou que essa política tem garantido o poder de compra dos trabalhadores. Atualmente, a cada três meses, a remuneração dos servidores é corrigida pela inflação do período. No último domingo, foi celebrado o dia do servidor público.

Dorlan reclamou da falta de iniciativa do Executivo, para propor uma lei que coíba o assédio moral, no serviço público. Para ele, a jornada de 40 horas semanais precisa ser extinta. Pediu maior sensibilidade da administração municipal, para que se consolide um plano de carreira para os servidores.

O presidente do Sindiserv também demonstrou preocupação quanto ao processo de terceirização de serviços. Citou que a situação acontece em áreas como as de assistência social, educação, obras, limpeza. Trata-se da precarização do serviço público, redundando na diminuição de salários e benefícios, além de ameaçar a arrecadação do Fundo de Amparo ao Servidor (FAPS) e do Instituto de Previdência e Assistência Social (IPAM Saúde), ressaltou.

Segundo Dorlan, as duas carreiras do funcionalismo municipal, conforme as leis sancionadas em abril passado, vêm sofrendo com diferenças salariais, entre servidores que executam as mesmas funções. Criticou, ainda, a última reclassificação de cargos e salários. Conforme ele, não houve atendimento a todas as reivindicações do Sindiserv.

Depois da manifestação de Dorlan, alguns vereadores se pronunciaram. A vereadora Denise Pessôa/PT atentou já ter apresentado projeto para combater o assédio moral, no serviço público, mas que a proposta não recebeu a acolhida da prefeitura.

Denise lembrou que o prefeito eleito Alceu Barbosa Velho, quando era vereador, foi o primeiro parlamentar a propor matéria de igual teor. Disse esperar que, depois de empossado, Alceu faça o tema do assédio avançar.

Para o vereador Daniel Guerra/PSDB, o acesso ao serviço municipal precisa ser feito mediante concurso público. A prova de seleção permite que o município possua profissionais capazes de comprovar competência profissional, preparo e qualificações, observou.

O vereador Mauro Pereira/PMDB procurou, também, valorizar os profissionais que ocupam cargos em comissão. A seu ver, eles auxiliam na condução política da administração pública. Enfatizou que todos os servidores merecem respeito. O vereador Renato Oliveira/PCdoB parabenizou os funcionários públicos pela data de domingo passado.

31/10/2012 - 20:09
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo