Voltar para a tela anterior.

Legislativo comemora cem anos da Paróquia de Ana Rech

Grupo de coral da localidade se apresentou no plenário


A combinação entre a fé e a cultura italiana esteve presente na sessão solene, que homenageou o centenário da Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio de Ana Rech, nesta quarta-feira (05/09). A presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Geni Peteffi, prestigiou o pároco da localidade, Bruno Barbieri, com a entrega de uma placa, em alusão à data. A solenidade, proposta pelo vereador Guiovane Maria/PT, foi acompanhada por 105 pessoas, no plenário Nadyr Rossetti

Em seu pronunciamento, Guiovane ressaltou os 135 anos da comunidade de Ana Rech. Para o parlamentar, os moradores difundiram um legado de religiosidade e trabalho para a região. O petista apontou que a paróquia é composta por 23 grupos, que resgatam as tradições gaúchas e italianas. Citou as dificuldades encontradas no início da construção do templo, em 1901, com o padre Mariano Rossi.

O padre Barbieri afirmou que reconstruir o centenário é contar a história da comunidade. Incentivou a valorização da herança cultural deixada pelo clero local. O pároco defendeu, ainda, uma sociedade com valores humanos e cristãos. Ele referiu os avanços que a região administrativa passou nas últimas décadas.

Na sequência, o grupo de louvação da capela do Divino Espírito Santo, do distrito de Vila Seca, apresentou a canção Vila Seca dos Mananciais.

Na oportunidade, o secretário municipal da Cultura, João Tonus, frisou que a paróquia foi construída com a dedicação de diversas congregações e religiosos. De acordo com ele, a fé está ligada com a educação familiar. Relatou que a exposição de presépios na região mostra os valores da sociedade caxiense. Na mesma linha, o padre Raimundo Pauletti abençoou o Legislativo Municipal.

A Associação Coral Ana Rech, com 30 anos de história, cantou duas músicas, destacando a influência italiana no município.

05/09/2012 - 20:57
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo