Voltar para a tela anterior.

Câmara recebe projeto que consolida legislação sobre patrimônio histórico

Matéria prevê tombamento de bens materiais e imateriais


A presidente do Legislativo, Geni Peteffi, recebeu na tarde desta quarta-feira (05/09), o projeto que dispõe sobre a proteção do Patrimônio Cultural do Município de Caxias do Sul.

A matéria foi entregue pessoalmente pelo Secretário Municipal da Cultura, João Tonus e pelo presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Caxias do Sul, Glademir Antunes, que estiveram acompanhados da Comissão Especial de Servidores que atuou diretamente na elaboração do projeto, formada por profissionais do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural da Secretaria da Cultura e de procuradores do município.

Antunes explica que, trata-se da consolidação das leis existentes sobre o assunto, especialmente a lei 3.152/87. Depois de 25 anos tornou-se indispensável fazer essa revisão, destacou o presidente do Conselho.

Para Tonus, essa matéria traz a inovação de legislar sobre o patrimônio imaterial, que abrange os saberes e fazeres que se incorporam ao cotidiano de uma sociedade, como a gastronomia, as festividades e outros. Estamos possibilitando a preservação dos bens materiais, mas também garantindo que a nossa herança cultura possa ser tombada e, dessa forma, preservada.

A presidente também recebeu o pedido de que a iniciativa possa ser analisada e votada ainda nesse ano. Ela respondeu que vai dar encaminhamento nesse sentido, junto aos vereadores.

           

05/09/2012 - 17:17
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo