Voltar para a tela anterior.

Escola Santa Lúcia celebra 80 anos na Câmara

A instituição foi homenageada em sessão solene


A educação no interior do município esteve em destaque na Câmara Municipal de Caxias do Sul, em sessão solene, realizada nesta quarta-feira (29/08). A escola municipal Santa Lúcia comemorou oito décadas de atuação no ensino, no distrito de Sana Lúcia do Piaí. A presidente do Legislativo Caxiense, Geni Peteffi, entregou uma placa em reconhecimento ao papel da instituição, que atende 380 alunos, na localidade. A cerimônia foi acompanhada por cerca de 60 pessoas, no plenário Nadyr Rossetti.

O proponente da homenagem, vereador Guiovane Maria/PT, destacou o clima de festa entre os frequentadores do local, em função da data. Relembrou a fundação da escola, em 1932, por irmãs da igreja católica. Segundo Guiovane, as famílias da comunidade se mobilizaram na construção do prédio, almejando que seus filhos permanecessem no interior do município.

Após receber a placa de homenagem da Casa, a diretora da instituição de ensino, Vera Martinotto, ressaltou a importância do aprendizado na formação do cidadão. Ela ressaltou o vínculo criado com as famílias da região, em função das atividades escolares. A diretora agradeceu a todos os funcionários, professores e alunos que passaram pela instituição.

Na sequência, a secretária municipal da Educação, Jaqueline Bernardi, relatou a função social da escola, que atende a muitos filhos de agricultores. Ela referiu à atividade agrícola no distrito, que fornece para o Estado, morangos e tomates. Jaqueline convidou os pais dos estudantes a se envolverem no futuro da escola Santa Lúcia.

A instituição de ensino foi fundada em 1932, com o nome de colégio Paroquial. Depois de 33 anos, o governo do estado assumiu a escola, que foi rebatizada de grupo escolar Santa Lúcia. De acordo com o texto da homenagem, em 1998, o município passou a ser responsável pelas aulas do ensino fundamental, na localidade.

29/08/2012 - 20:04
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo