Voltar para a tela anterior.

Moção incentiva regulamentação da profissão de quiropraxista

Projetos tramitam no Senado e na Câmara Federal


A regulamentação da profissão de quiropraxista recebeu o apoio dos vereadores, na sessão ordinária desta quarta-feira (29/08), por meio de uma moção de apoio, aprovada por unanimidade. A vereadora Denise Pessôa/PT, autora do documento, solicitou o apoio da Casa aos projetos que tratam do assunto e tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Segundo Denise, o dispositivo que delibera sobre a regulamentação da função, de autoria do deputado gaúcho Ronaldo Zulke/PT, encontra-se na Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, aguardando a realização de audiência pública para discussão. Enquanto no Senado, o projeto similar, de autoria da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, também aguarda discussão em reunião da Comissão de Assuntos Sociais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo a vereadora, define a quiropraxia como uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção das desordens dos sistemas neurológico, muscular e esquelético.

A petista relatou que o documento partiu da solicitação de profissionais caxienses. Para ela, a prática auxilia em diversos problemas médicos, da população. Defendeu que a regulamentação iria favorecer a saúde pública, dos brasileiros.

Na mesma linha, o parlamentar Mauro Pereira/PMDB lembrou que a profissão encontra enorme prestígio, em outras nações. Sugeriu, ainda, que as empresas contratem agentes da quiropraxia, como forma de proporcionar qualidade de vida ao trabalhador. A manifestação recebeu apoio do parlamentar Francisco Spiandorello/PSDB.

De acordo com o texto, a profissão iniciou seu desenvolvimento dos Estados Unidos em 1985 e está estabelecida, atualmente, em mais de 90 países, sendo regulamentada por lei na maioria deles. O documento aponta, ainda, que a graduação na área é oferecida em 15 países por 41 universidades, duas no Brasil.

A iniciativa será encaminhada ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e para o líder do Senado Federal, José Sarney.

 

ALAOR MICHELS DE OLIVEIRA PMDB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FRANCISCO DE ASSIS SPIANDORELLO PSDB Sim

GENI PETEFFI PMDB Presente

GUIOVANE MARIA PT Não Votou

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

VINICIUS DE TOMASI RIBEIRO PDT Sim

VITOR HUGO GOMES PT Sim

29/08/2012 - 18:24
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo