Voltar para a tela anterior.

Aprovada a criação do prêmio Dr. Mário David Vanin de Direito

A proposta deseja reconhecer profissionais de destaque na área jurídica


A criação do Prêmio Dr. Mário David Vanin de Direito, que tem por objetivo reconhecer, anualmente, advogados que se destaquem na área jurídica, foi aprovada pelos vereadores na sessão ordinária desta quarta-feira (18/07). A comenda, proposta pelo vereador Francisco Spiandorello/PSDB, será concedida, em forma de um diploma, a dois profissionais em sessão solene, a se realizar no dia 11 de agosto, ou na sessão imediatamente anterior à data.

Os nomes poderão ser indicados pelas bancadas, para apreciação, que será feita pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação, por um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Caxias do Sul, e um membro de cada coordenadoria dos cursos de direito existentes no município.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa busca incentivar advogados ligados à área jurídica que atuam na cidade, através do reconhecimento dos relevantes serviços prestados à população. Além disso, o tucano vê na iniciativa uma forma de homenagear o ex-prefeito Mário David Vanin.

Destacando a importância de Vanin nas áreas política e jurídica, em Caxias do Sul, manifestaram-se os vereadores Alaor de Oliveira/PMDB, Edson da Rosa/PMDB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Guiovane Maria/PT, Gustavo Toigo/PDT, Mauro Pereira/PMDB e Renato Oliveira/PCdoB. Os parlamentares mencionaram, ainda, a atuação do ex-prefeito na formação de advogados, atuando como docente no curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul.

Mário Vanin nasceu em 7 de dezembro de 1941, em São Marcos, e faleceu em 14 de agosto de 2011. Formou-se em 1967, no curso de ciências jurídicas e sociais, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Além de atuar como professor na instituição, Vanin esteve à frente da Fundação da Academia Caxiense de Letras, foi presidente da Festa da Uva e da comissão regional das comemorações ao centenário da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Sua carreira política começou a ser construída em 1967, quando exerceu a chefia de gabinete da Secretaria Estadual da Justiça. Posteriormente, de 1969 a 1972, foi vereador de Caxias do Sul, onde ocupou a Vice-Presidência, em 1971. Chegou ao posto de secretário municipal do Planejamento de Caxias, em 1988 e 1989, além de diretor do Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em 1974.

Atuou, também, como presidente da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste do Estado), em 1986, e vice-presidente da Famurs (Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul), de 1995 a 1996.

Eleito vice-prefeito municipal de Caxias do Sul, de 1973 a 1974, assumiu como prefeito municipal, em 1974 e 1975. Em 1989, foi novamente eleito vice-prefeito. Em 1992, elegeu-se prefeito, para o mandato de 1993 a 1996.

 

ALAOR MICHELS DE OLIVEIRA PMDB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Não

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FRANCISCO DE ASSIS SPIANDORELLO PSDB Sim

GENI PETEFFI PMDB Presente

GUIOVANE MARIA PT Não

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

MARCOS ANTONIO DANELUZ PT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

VINICIUS DE TOMASI RIBEIRO PDT Sim

18/07/2012 - 19:36
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo