Voltar para a tela anterior.

Gripe A provoca debate sobre as estratégias de vacinação

Vereadores defendem imunização para toda a região Sul


A preocupação com a proliferação do vírus H1N1 voltou a pautar a sessão ordinária da Câmara Municipal de Caxias do Sul, na tarde desta terça-feira (17/07). O assunto foi levantado pelo vereador Guiovane Maria/PT, que criticou os transtornos gerados nas unidades básicas de saúde (UBS), no último sábado, durante a vacinação contra a gripe A. Para ele, faltou organização por parte da Secretaria Municipal da Saúde, já que muitas pessoas ficaram a manhã inteira nas filas esperando pela vacina, cujo estoque disponibilizado para a cidade ficou na casa de 15 mil doses.

O parlamentar disse acreditar que a medida ideal, para evitar transtornos e o desgaste da população em filas, seria a distribuição de senhas, o que, conforme ele, aconteceu, apenas, em algumas unidades. Criticou, também, o atendimento no Postão 24 horas. É um desrespeito para com as pessoas que não têm acesso a um plano de saúde, lamentou.

Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Casa, o vereador Renato Oliveira/PCdoB acompanhou a vacinação na UBS do Fátima, que, como as demais, abriu às 9 horas. Destacou que havia pessoas nas filas desde as três horas da madrugada.

O comunista lembrou, ainda, que muitos caxienses pertencentes às faixas etárias com maior risco de contrair a Gripe A, como gestantes, idosos e crianças de até dois anos de idade, não fizeram a vacina na primeira fase da campanha, que imunizou essas categorias. Com a divulgação de casos mais graves da doença, essa parcela da população, conforme Renato, optou por fazer a vacina na segunda etapa.

O vereador Mauro Pereira/PMDB informou que 40% das doses repassadas a Caxias, na primeira etapa da imunização, foram devolvidas ao governo federal, em função da falta de procura por parte da população, nas idades de risco. Segundo ele, a responsabilidade pela falta de doses cabe aos governos federal e estadual.

O peemedebista observou, ainda, que o município deveria investir 15% do orçamento na área da saúde, mas que investe próximo de 20%, em função da falta de repasse do estado do Rio Grande do Sul e da União.

Lembrando que já foram registradas 33 mortes pela Gripe A no estado, o vereador Alaor de Oliveira/PMDB salientou que o caso deve servir de alerta para todo o país. Para o vereador Gustavo Toigo/PDT, o problema não é exclusivo de Caxias.

Os vereadores Francisco Spiandorello/PSDB e Pedro Incerti/PDT compartilham a ideia de que toda a população da região Sul do país deve ser vacinada.

O vereador Vinicius Ribeiro/PDT, que teve um caso de contaminação por H1N1 na família, lamentou que a omissão de um ato administrativo, como a imunização da população, possa ocasionar danos irreparáveis.

17/07/2012 - 20:07
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo