Voltar para a tela anterior.

Vereadores são contra a elevação no preço do aço

A moção quer manter empregos nas indústrias metalúrgicas


A situação da indústria metalmecânica, em decorrência do aumento de 8% no valor do aço, instituído pelo governo federal, recebeu moção contrária ao reajuste. O requerimento obteve aprovação unânime na sessão ordinária desta terça-feira (17/07). Os autores entendem que a elevação pode colocar em risco os postos de trabalho das indústrias metalúrgicas. O documento veio assinado pelos vereadores Alaor de Oliveira/PMDB, Guiovane Maria/PT, Pedro Incerti/PDT, Mauro Pereira/PMDB e Renato de Oliveira/PCdoB.

Mauro ressaltou que a presidente Dilma Rousseff estava adotando medidas de combate à desindustrialização. Entretanto, para ele, o acréscimo no preço do aço vai contra o interesse do sistema industrial.

O peemedebista sugeriu a redução na alíquota de importação de aço, que se encontra em 12% do valor do produto, para que a indústria metalúrgica possa comprar a matéria-prima fora do país. Disse que a iniciativa possibilitaria aos empresários fugir do monopólio dos preços, no país.

Na sequência, Guiovane criticou o momento da alta. De acordo com ele, a desindustrialização é uma realidade no Brasil. Ressaltou que, diante do quadro, os sindicatos patronais e de trabalhadores do estado têm se unido, no objetivo de apresentar as demandas para os governantes. O petista afirmou que o setor comerciário está maximizado no país, prejudicando o equilíbrio econômico nacional.

Na mesma linha, o vereador Francisco Spiandorello/PSDB referiu que o estado, historicamente, fica à margem das decisões econômicas do país. Ele apontou que a região concentra o segundo maior polo metalmecânico do Brasil. Renato ressaltou que a moção visa a proteger o emprego dos metalúrgicos, no município.

Segundo o documento, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS) considera temerária a medida. O texto relata que as metalúrgicas serranas têm operado com baixa produtividade, destacando o esforço dos empresários para que não seja efetuado aumento de preços, nos produtos industrializados.

A moção também referiu dados do sindicato, que apontam uma retração de 9% do desempenho econômico do setor, na serra gaúcha, nos cinco primeiros meses do ano. A iniciativa será encaminhada à Presidência da República e ao ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto.

 

ALAOR MICHELS DE OLIVEIRA PMDB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FRANCISCO DE ASSIS SPIANDORELLO PSDB Sim

GENI PETEFFI PMDB Presente

GUIOVANE MARIA PT Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

MARCOS ANTONIO DANELUZ PT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

VINICIUS DE TOMASI RIBEIRO PDT Sim

17/07/2012 - 20:06
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo