Voltar para a tela anterior.

Encontro discute projetos de transporte público na Câmara

Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade apresentou dados aos Vereadores


A Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transportes e Habitação da Câmara promoveu uma reunião com a Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade/SMTTM na tarde desta quinta-feira (03) para debater o projeto que institui as diretrizes políticas municipais de transporte e a prorrogação de contrato da Visate.

O Secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Vinícius Ribeiro apresentou a política de transporte coletivo e as melhorias a serem feitas pelo novo modelo de transporte. O Secretário destacou que neste ano aconteceram sete encontros, sendo três específicos para a discussão da concessão e do modelo ideal. O somatório dessas reuniões proporcionou a deliberação do executivo.

O Diretor Geral da SMTTM Jorge Dutra explicou o modelo operacional que está sendo implantado, o chamado Sistema Integrado Troncalizado. Jorge Dutra falou sobre a implantação das Estações Principais de Transbordo que permitirá ao usuário trocar de linha pagando uma tarifa. E, desfoca as linhas do centro da cidade.

O Assessor Técnico da SMTTM Juliano De Ros citou os possíveis cenários com o final do contrato da Visate. Entre as desvantagens do encerramento, existe a indenização da frota, embates judiciais e câmara de compensação para o caso de mais de uma empresa operando.

O Vereador Assis Melo/PCdoB levantou algumas preocupações como da pressa para votação do projeto e questionou como será realizada melhorias como transporte nos domingos e durante a noite além de barateamento da tarifa. O Vereador Pedro Incerti/PDT mencionou há empresas de ônibus já atuando em lugares onde não há transporte e sugeriu que se garantisse direitos legais a essas empresas.

A Vereadora Denise Pessôa/PT destacou que a prorrogação para 10 anos é bastante tempo. Entre os temas abordados, Denise argumentou que os encontros realizados pela Secretaria foram importantes mas, o contrato previa que fossem bimestrais. Questionou ainda, o porquê da integração não ter avançado e que a prefeitura já deveria ter esquematizado as licitações. Denise disse que no projeto de plano de melhorias já consta itens contemplados pela própria licitação.

O Secretário Vinícius Ribeiro reforçou que o projeto não está pronto e está aberto a contribuições. Ele informou que o prazo de votação do projeto foi estabelecido pelo próprio legislativo.

 

03/12/2009 - 18:09
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo