Voltar para a tela anterior.

Mauro defende manutenção de acesso ao Sagrada Família

Os vereadores acreditam que o fechamento prejudicará a comunidade


A ordem para o fechamento imediato do acesso ao bairro Sagrada Família, no km 148,7 da BR-116, foi questionada pelos parlamentares, na sessão ordinária desta terça-feira (22). O vereador Mauro Pereira/PMDB levou o assunto à tribuna e defendeu a manutenção do acesso que é, para ele, uma alternativa aos retornos da Universidade de Caxias do Sul e da Polícia Rodoviária Federal.

A obra foi realizada em 2004, com autorização do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), pela Comercial Cesa S/A, localizada onde hoje é o supermercado Imec. O Ministério Público Federal (MPF) já havia pedido a destruição do acesso em abril deste ano, mas os moradores se mobilizaram e a obra foi mantida. Agora, por determinação judicial da Vara Federal de Caxias do Sul, o Daer está autorizado a fechar o acesso, já que a obra foi considerada ilegal.

Mauro considera esse fechamento um desserviço a comunidade e acredita que se isso acontecer o trânsito na BR-116 vai ser prejudicado com mais movimento e maior concentração de veículos em retornos e acessos que já são considerados problemáticos. Na época em que foi construído já era complicado, imagina agora, previu o vereador.

Ele acredita que a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade deve entrar com uma ação e tomar as medidas cabíveis a fim de evitar que o acesso seja fechado.

O vereador Rodrigo Beltrão/PT lembrou que a decisão judicial foi baseada em laudo técnico que determina a impossibilidade de haver acessos em curvas para a esquerda. Lembrando as conversões dos bairros Eldorado, Serrano e Mariland, que possuem posicionamento semelhante ao do Sagrada Família, o vereador Marcos Daneluz/PT questionou os critérios para a decisão de que este último, em especial, seja fechado. Não consigo entender essa análise, se fecham um teriam que fechar todos, a não ser que expliquem tecnicamente a diferença, inqueriu.

O vereador Francisco Spiandorello/PSDB enfatizou que, desde a conclusão da obra, em 2004, nenhum acidente foi registrado no local. O vereador Felipe Gremelmaier/PMDB apontou que a posição do Executivo em relação ao assunto é pelo não fechamento do acesso e que serão buscadas outras alternativas para solucionar o impasse.

22/05/2012 - 20:40
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo