Voltar para a tela anterior.

Aprovada criação do Prêmio Literário Etnias

A sugestão do projeto coube à Academia Caxiense de Letras


A literatura caxiense começa a receber, anualmente, o Prêmio Literário Etnias para o melhor livro escrito no município. A iniciativa partiu da Comissão de Legislação Participativa e Comunitária (CLPC) da Câmara e foi aprovada pelos vereadores, na sessão ordinária desta quinta-feira (17). Os parlamentares que compõem a comissão saudaram a acolhida da homenagem, que contemplará as obras, redigidas em Caxias do Sul, em sete gêneros literários. O prêmio será entregue em cerimônia, no dia 1º de junho de cada ano.

O vereador Rodrigo Beltrão/PT, presidente da CLPC em 2011, relatou que a iniciativa partiu da Academia Caxiense de Letras (ACL), em audiência pública da comissão, no último ano. Beltrão comemorou a iniciativa como forma de preservar a cultura e ensinar aos jovens o gosto pela literatura.

O tucano Daniel Guerra cumprimentou os representantes da academia presentes ao plenário. Para ele, a iniciativa popularb que criou o Prêmio Literário Etnias, deve servir de modelo de cidadania. O parlamentar convocou a população caxiense a encaminhar projetos que solucionem demandas, no município.

Seguindo na mesma linha, o vereador Gustavo Toigo/PDT disse acreditar que a ACL exerce a função de vanguarda no município. Os parlamentares Alaor de Oliveira/PMDB, Ana Corso/PT e Mauro Pereira/PMDB também externaram cumprimentos à diretoria da academia, em função do prêmio Etnias.

De acordo com o documento, o júri, formado por cinco indicados pela ACL, definirá o livro que receberá a distinção. Os vereadores que participam da CLPC afirmaram que a iniciativa estimulará a produção e divulgação literária na cidade. Segundo o texto, os jurados avaliarão os livros nas categorias conto, romance, poesia, crônica, pesquisa, infanto juvenil e infantil. Os avaliadores atentarão para os critérios originalidade, criatividade e concisão nas obras inscritas.

O documento explica que os participantes terão que comprovar residência em Caxias do Sul, nos últimos dois anos. Os livros que pertencerem ao gênero religioso ou de autoajuda estão excluídos da homenagem, de acordo com o texto. Neste ano, a CLPC é presidida pela vereadora Denise Pessôa/PT e também conta com os vereadores Ana, Guerra, Renato Nunes/PRB e Beltrão.

 

Votos: Alaor de Oliveira/PMDB (a favor), Ana Corso/PT (a favor), Daniel Guerra/PSDB (a favor), Denise Pessôa/PT (a favor), Edson da Rosa/PMDB (a favor), Felipe Gremelmaier/PMDB (a favor), Francisco Spiandorello/PSDB (a favor), Geni Peteffi (tratamento médico), Guiovane Maria/PT (a favor), Gustavo Toigo/PDT (a favor), Marcos Daneluz/PT (a favor), Mauro Pereira/PMDB (a favor) Renato Nunes/PRB (a favor), Renato Oliveira/PCdoB (Presidente), Pedro Incerti/PDT (a favor), Rodrigo Beltrão/PT (a favor), Vinicius Ribeiro/PDT (a favor).

17/05/2012 - 21:10
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo