Voltar para a tela anterior.

Rejeitado pedido de informações sobre poda de palmeiras

Ana questiona sobre a penalidade ao responsável pelo ato


Um pedido de informações sobre a poda de palmeiras imperiais, localizadas na Praça Vestibular, no final da Avenida Júlio de Castilhos, às margens da BR-116, foi rejeitado pela maioria de votos, na sessão ordinária desta quinta-feira (17). Conforme a vereadora Ana Corso/PT, autora do documento, em abril de 2011, havia ocorrido uma poda que suprimiu todas as folhas das árvores. O empresário Gelson Palavro, presidente da Festa da Uva, chegou a assumir a responsabilidade pelo ato e reconheceu não ter autorização para tal.

Na ocasião, segundo Ana, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente multou o responsável pela poda em R$ 5.390,00 e, se as palmeiras não se recuperassem em seis meses, o responsável teria que pagar R$ 11.600,00, além de plantar 15 árvores da mesma espécie.

A vereadora salientou que as palmeiras fazem parte do projeto paisagístico da praça e que se preocupa que aconteçam crimes ambientais de grandes proporções, partindo dessas pequenas liberações. Ela informou, ainda, que foi alertada por um agrônomo de que uma das árvores ficou comprometida e não vai se recuperar.

Líder do governo da Casa, o vereador Alaor de Oliveira/PMDB disse que o responsável foi multado, mas não plantou as 15 árvores porque as podadas não morreram. O vereador Mauro Pereira/PMDB apoiou a manifestação de Alaor.

O vereador Marcos Daneluz/PT tentou convencer os demais parlamentares a apoiarem o pedido, dizendo que só queria esclarecer os fatos, sem duvidar de ninguém.

No documento rejeitado, a petista pedia esclarecimentos sobre o fato e solicitava documentos que confirmassem as medidas, em caso afirmativo.

 

Votos: Alaor de Oliveira/PMDB (contra), Ana Corso/PT (a favor), Daniel Guerra/PSDB (a favor), Denise Pessôa/PT (a favor), Edson da Rosa/PMDB (contra), Felipe Gremelmaier/PMDB (contra), Francisco Spiandorello/PSDB (contra), Geni Peteffi (tratamento médico), Guiovane Maria/PT (a favor), Gustavo Toigo/PDT (contra), Marcos Daneluz/PT (a favor), Mauro Pereira/PMDB (contra) Renato Nunes/PRB (a favor), Renato Oliveira/PCdoB (Presidente), Pedro Incerti/PDT (contra), Rodrigo Beltrão/PT (ausente), Vinicius Ribeiro/PDT (contra).

17/05/2012 - 21:08
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo