Voltar para a tela anterior.

Daneluz cobra serviços de comunicação no Interior

A Comissão de Agricultura irá colher demandas nas regiões


A desfasagem nas redes de comunicação, no Interior municipal, foi a tônica do pronunciamento do vereador Marcos Daneluz/PT, na sessão ordinária desta quinta-feira (17). Ele criticou a baixa qualidade do serviço, por parte das empresas telefônicas, de internet e televisão que prestam o serviço na cidade. Para ele, as áreas afastadas são esquecidas por não proporcionarem lucros para as organizações.

O petista adiantou que a Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC) da Casa irá colher as demandas das comunidades do Interior com relação ao tema, a partir de 28 de maio, percorrendo oito regiões. Segundo Daneluz, a iniciativa culminará em uma audiência pública na Câmara, em 24 de setembro.

O parlamentar relatou que, em toda região do bairro São Ciro, a prestação não satisfaz aos moradores. O petista saudou o Programa de Asfaltamento do Interior (PAI), que asfaltou 170 quilômetros do Interior de Caxias do Sul. Entretanto, lamentou que laboratórios de informática das escolas municipais, na região de Santa Bárbara de Ana Rech, não tenham acesso à internet. De acordo com o parlamentar, a defasagem da comunicação impede a população de permanecer em comunidades rurais.

O presidente da CAAPC, Guiovane Maria/PT, atentou para a falta policiamento e acesso à saúde, no Interior. Reiterou que moradores das regiões mais afastadas têm que vir ao posto de saúde central da cidade para serem atendidos. Para Guiovane, o deslocamento prejudica o atendimento da área, no posto 24 horas. O presidente da comissão afirmou que foram encaminhados ofícios à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), denunciando o descaso com o Interior.

Relatando que abriu protocolo junto à Anatel para tratar do problema, nesta terça-feira, o vereador Mauro Pereira/PMDB se manifestou. Ele cobrou que o órgão federal exija respostas das empresas que prestam o serviço. O peemedebista comemorou a qualidade do asfalto no Interior da cidade. Na mesma linha, o vereador Felipe Gremelmaier/PMDB disse que a ausência da internet prejudica o turismo na região.

O tucano Francisco Spiandorello salientou acreditar que, se o município conseguir atender à demanda, irá fortalecer a agricultura. Enfatizou que a cidade foi pioneira na expansão telefônica para o Interior, na década de 1960. O vereador Edson da Rosa/PMDB sugeriu que a Casa leve as solicitações aos ministros gaúchos Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário, e Mendes Ribeiro Filho, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

17/05/2012 - 21:04
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo