Voltar para a tela anterior.

Toigo defende desoneração tributária no transporte coletivo

O vereador participou do 2º Seminário de Mobilidade Urbana


O investimento em transporte coletivo urbano, a redução das tarifas e a desoneração tributária foram apontados pelo vereador Gustavo Toigo/PDT, como as principais soluções para as questões de mobilidade urbana. Na sessão ordinária desta quarta-feira (16), o parlamentar repercutiu a sua participação no 2º Seminário Nacional de Mobilidade Urbana, que ocorreu de 8 a 10 de maio, em São Paulo.

De acordo com Toigo, aproximadamente, 31% da tarifa do transporte compreende em tributos, enquanto que 19,11% corresponde a gratuidades, somando cerca de 50% do valor da tarifa. Cada ente da federação vai ter que contribuir, principalmente, em níveis estadual e federal, já que o município fica com a menor parte do bolo tributário, sugeriu. Conforme o vereador, essa redução tributária representaria uma baixa significativa no valor da tarifa do transporte urbano.

Outro ponto, para Toigo, é priorizar o transporte coletivo. Ele acredita que Caxias do Sul tem um bom modelo, mas que é preciso investir, aperfeiçoar e colocar um serviço de qualidade à disposição da comunidade. O pedetista defendeu, ainda, que as questões de mobilidade devem estar ligadas a saneamento básico e habitação, de forma prioritária.

O vereador Vinicius Ribeiro/PDT, que também participou do seminário, destacou que a realidade de Caxias não é diferente da verificada em outras cidades, independente do número de habitantes.

Um desafio da administração, para o vereador Rodrigo Beltrão/PT, seria trazer mais usuários para o transporte coletivo. Apontou, também, para o barateamento das passagens, além de outras obras, como as estações de transbordo, por exemplo.

16/05/2012 - 21:01
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo