Voltar para a tela anterior.

Ações da Pastoral da Criança ganham destaque na Semana dos Direitos Humanos

O secretário Fabiano Pereira seria palestrante, mas não compareceu


O voluntariado, por meio de ações da Pastoral da Criança, recebeu destaque na noite desta segunda-feira (05/12), durante seminário da Semana dos Direitos Humanos, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Hoje é o Dia Municipal de Celebração da Vida, que foi criado a partir da iniciativa do ex-vereador Jeronimo Dani/PT, sancionada em setembro de 2003. Ele declarou que as líderes voluntárias merecem todo o reconhecimento, pela sua contribuição para a sociedade.

A baixa do encontro de hoje ficou por conta da ausência do secretário estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira. A vereadora-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, Denise Pessôa/PT, demonstrou o seu descontentamento. Para ela, Pereira poderia ter enviado, ao menos, um representante.

Por outro lado, este 5 de dezembro, que também marca o Dia Internacional do Voluntário, provocou momentos de reflexão entre os presentes. A coordenadora diocesana da Pastoral, Beatriz Agustini, destacou que, todo mês, a Pastoral reúne mães e crianças de 0 a 6 anos de idade e promove a celebração da vida, por meio de instruções que incluem higiene, saúde bucal, como fazer o soro caseiro e trabalhar por uma infância saudável. Ela também enfatizou iniciativas espirituais e recreativas.

A deputada estadual Marisa Formolo/PT atentou para o direito de comer. Comentou que, surpreendentemente, esse aspecto não é contemplado pela Constituição Federal. Segundo ela, a situação só é amenizada por meio de políticas públicas como o Bolsa Família. A parlamentar lamentou que ainda existam 16 milhões de pessoas em situação de miséria. A seu ver, no que diz respeito à violência, é necessário políticas sociais de inclusão.

Ao término do seminário, o assessor jurídico da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, Marcelo Souza dos Santos, afirmou que, a partir de 2012, o governo do Estado implantará comitês de prevenção à violência nas escolas. Disse que a medida envolverá parcerias com Pastoral, igrejas, Brigada Militar e outros órgãos da sociedade civil.

A vereadora Denise ainda convidou para a mesa redonda da próxima sexta-feira, quando estará em debate a superação de preconceitos e a construção da igualdade social, também no plenário da Casa.

Além da presidente Denise, integram a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, os vereadores Ana Corso/PT, Mauro Pereira/PMDB, Renato Oliveira/PCdoB e Renato Nunes/PRB.

05/12/2011 - 20:50
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo