Voltar para a tela anterior.

Dom Paulo Moretto receberá título de cidadão caxiense

Vereadores aprovaram a proposta por unanimidade


O título de Cidadão Emérito será concedido a Dom Paulo Moretto, conforme requerimento aprovado por unanimidade na sessão desta quarta-feira (19/10). O religioso atuou por mais de 20 anos como bispo da Diocese de Caxias do Sul, tendo se retirado da função aos 75 anos, com a benção do Papa Bento XVI.

Nascido em Caxias do Sul, no dia 25 de maio de 1936, filho de Isidoro Domingos Moretto e de Paulina Soldatelli Moretto, realizou seus estudos primários na Escola Henrique Emílio Meyer. Em 1947, aos onze anos, ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, onde permaneceu até 1953. Após, licenciou-se em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. E, em 2 de julho de 1961, foi ordenado presbítero por Dom Faustino Tissot, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

De volta ao Brasil, Moretto atuou na Paróquia Sagrada Família, em Caxias do Sul e logo após iniciou seu ministério presbiteral como coadjutor na Paróquia de São Francisco de Paula, em 1962. Em 1972, Dom Paulo Moretto foi eleito pelo papa Paulo VI o primeiro bispo da Diocese de Cruz Alta, tendo sido ordenado por Dom Umberto Mozzoni, naquela cidade, em 28 de janeiro de 1973, oportunidade em que escolheu a expressão "Tudo é Graça" como lema de sua vida episcopal. Três anos depois Dom Paulo foi transferido para a Diocese de Caxias do Sul, como bispo coadjutor com direito à sucessão, tomando posse em 19 de março de 1976.

Em 26 de maio de 1983, durante a romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, Dom Paulo Moretto tornou-se Bispo Diocesano de Caxias do Sul, função que exerceu durante 28 anos. Foi Presidente da CNBB Regional Sul III por duas gestões. Em julho de 2011 o papa Bento XVI aceitou seu pedido de renúncia ao episcopado, devido à sua idade avançada. Desde então é bispo emérito de Caxias do Sul.

Votos: Alaor de Oliveira/PMDB (a favor), Ana Corso/PT (a favor), Ari Dallegrave/PMDB (a favor), Arlindo Bandeira/PP (a favor), Daniel Guerra/PSDB (a favor), Denise Pessôa/PT (a favor), Elói Frizzo/PSB (em representação), Geni Petteffi/PMDB (a favor), Guiovane Maria/PT (a favor), Gustavo Toigo/PDT (a favor), Mauro Pereira/PMDB (a favor), João Carlos Virgili Costa/PDT (a favor), Renato Nunes/PRB (a favor), Renato Oliveira/PCdoB (a favor), Rodrigo Beltrão/PT (a favor), Vinicius Ribeiro/PDT (em representação).

 


 

19/10/2011 - 19:05
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo