Voltar para a tela anterior.

Familiares de usuários da APAE reclamam da falta de transporte

Comissão vai encaminhar casos para a Defensoria Pública


A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, promoveu uma reunião na tarde desta quarta-feira (30) na Sala de Comissões da Câmara. Estiveram presentes representantes da direção da APAE, da Defensoria Pública e as mães de usuários da entidade, além dos Vereadores Daniel Guerra/PSDB, Renato Nunes/PRB, Renato Oliveira/PCdoB e a presidente da Comissão, Vereadora Ana Corso/PT.

Na ocasião, foram retomados assuntos debatidos na última reunião, realizada no dia 16/09, quando foram tratados de problemas ligados ao transporte dos usuários, que foi retirado, e de questões de relacionamento dos familiares com a direção da entidade.

Representantes da APAE leram o ofício propondo que a Comissão intermediasse a aquisição de sete combes, a disponibilização de dois motoristas e dois monitores, bem como, a manutenção dos carros e de gastos trabalhistas com os funcionários.

As mães alegaram não receber mais o transporte que era utilizado desde a fundação da APAE. A Presidente da entidade Bernadete Pavan Vezaro alegou que os usuários do transporte eram minoria. Se dermos para um, temos que dar para todos. E, informou dos problemas financeiros que forçaram a retirada do transporte.

Representando a Defensoria Pública Marta Tedesco Zanchin acredita que deve-se fazer uma ouvidoria na instituição. Se for o caso podemos fazer um termo de ajustamento para o transporte. Mas, pensar em soluções conjuntas é melhor.

O Vereador Renato Oliveira/PCdoB destacou que a entidade possuía uma combe e agora solicita sete. Nem nos melhores momentos da APAE teve sete combes.

A Vereadora Ana Corso/PT mencionou que o transporte da unidade do Bela Vista também será retirado. Nem que fique um de fora, já é um problema.

O Vereador Daniel Guerra/PSDB concordou que os recursos que foram retirados do transporte estão sendo bem utilizados para outros serviços. Foram para melhorar o serviço para 560 pessoas, para a totalidade. Estamos incumbindo à APAE o que não é sua responsabilidade.

O Vereador Renato Nunes/PRB afirmou não conhecer a entidade mas, entender a dificuldade que existe. A APAE gostaria de fazer o transporte mas, não tem condições.

Ana Corso finalizou informando que a Comissão irá procurar a Defensoria Pública e também visitar a entidade. Não vamos deixar de encaminhar para a Defensoria Pública, nem que seja um ou dois casos. Se a APAE não pode, alguém tem que poder. Temos que resolver porque é uma demanda das mães e elas nos procuraram.

30/09/2009 - 19:58
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo