Dia Mundial Sem Carro é abordado por Vinicius

Ele também repercutiu o ato público pela extensão da UFRGS, em Caxias do Sul

O Dia Mundial Sem Carro, uma iniciativa da prefeitura junto com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, foi o tema do discurso Vinicius Ribeiro/PDT, na sessão ordinária desta quarta-feira (21/09). Destacou que a data, a ser comemorada amanhã, contribui para a preservação do meio ambiente e expressa a preocupação com o aumento expressivo do número de veículos, que chega a atingir a média de um automóvel para cada duas pessoas, no município. O parlamentar é autor do projeto de lei que estabeleceu a celebração dessa data em Caxias do Sul.

Na mesma linha, o vereador Gustavo Toigo/PDT sustentou que o aumento é reflexo da elevação da frota do município. Referiu que a data também engloba o dia municipal do pedestre e do transporte público.

Em contrapartida, o vereador Guivane Maria/PT alegou que o evento não resolve os problemas da cidade, sendo necessários investimentos em ruas e avenidas, bem como, no sistema municipal de transporte urbano.

Em resposta, Vinícius afirmou que a Casa já aprovou todas as modificações de diretrizes do transporte coletivo, do transporte escolar, entre outros modais.

De acordo com o vereador Virgili Costa/PDT, o transporte já exibe melhoria, quando comparado com o último semestre, embora, a seu ver, ainda necessite de mais investimentos.

Vinicius aproveitou o espaço para destacar a manifestação pró-extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Caxias do Sul. Realizada na última sexta-feira, a mobilização contou com a presença de diversos grêmios estudantis, representantes dos trabalhadores, angariando mais de 200 pessoas. Ele também convocou toda a comunidade para a audiência pública da próxima sexta-feira, no colégio Cristóvão de Mendoza.

21/09/2011 - 20:18
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul