Voltar para a tela anterior.

Ato pela UFRGS em Caxias do Sul reúne centenas de pessoas na praça Dante Alighieri

Na próxima sexta-feira, ocorre audiência pública no Cristóvão de Mendoza


Centenas de autoridades e estudantes compareceram à praça Dante Alighieri, na tarde desta sexta-feira (16/09), para se manifestarem favoravelmente a uma extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Caxias do Sul. O coro comum dos discursos foi pela necessidade de ampliar a mobilização para que a UFRGS venha para a cidade.

Na oportunidade, o presidente da Comissão Pró-Universidade Pública da Câmara Municipal, vereador Vinicius Ribeiro/PDT, aproveitou para convocar a população caxiense. A partir das 18h da próxima sexta-feira (23/09), no auditório do Instituto Educacional Cristóvão de Mendoza, Caxias também sediará audiência pública da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e da UFRGS, quando representantes do Ministério da Educação (MEC) detalharão os requisitos para a instalação de uma extensão universitária.

No encontro de hoje, Vinicius ressaltou que a luta pela universidade pública vem de décadas. Lembrou que, nos anos 1970, chegou a ser discutida a federalização da Universidade de Caxias do Sul, o que acabou não acontecendo. Na mesma linha, o vereador Ari Dallegrave/PMDB salientou que movimento, na Câmara, ganhou força a partir da Comissão Pró-Universidade que, na primeira formação, contava com ele, o vereador Rodrigo Beltrão/PT e os ex-vereadores Assis Melo/PCdoB e Pedro Incerti/PDT. Para o peemedebista, Caxias representa toda a região da Serra.

Na sequência, o vereador Gustavo Toigo/PDT destacou que a juventude precisa se mobilizar cada vez mais. O vereador Daniel Guerra/PSDB disse que essa conquista passará pela união. Para o vereador Renato Oliveira/PCdoB, não há dúvida de que Caxias reúne as melhores condições para sediar a extensão.

O secretário municipal da Cultura, Antonio Feldmann, reiterou que, se o MEC escolher Caxias do Sul como sede, o município concederá terreno público para abrigar a futura extensão da UFRGS.

Dentro do cronograma de audiências públicas traçado pela Amesne, além de Caxias, ocorrerão encontros em Bento Gonçalves (24 de outubro) e Veranópolis (25 de novembro).

No final de maio passado, no plenário do Legislativo Caxiense, a reitoria da UFRGS assinou um protocolo de cooperação científica e tecnológica com a Amesne.

Integram a Comissão Pró-Universidade Pública da Câmara, além do presidente Vinicius, os vereadores Ari Dallegrave/PMDB, Daniel Guerra/PSDB, Guiovane Maria/PT, Renato Nunes/PRB e Renato Oliveira/PCdoB.

16/09/2011 - 18:05
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo