Voltar para a tela anterior.

Tradicionalistas recebem a Medalha Honeyde Bertussi

Comenda marca Semana Farroupilha na Câmara Municipal


Na sessão solene realizada na da Câmara Municipal, na noite desta quinta-feira (15), os tradicionalistas Jorge de Oliveira Rodrigues, Luiz Gonzaga de Barros e Maria Almeida e Comenda Especial ao tradicionalista Jayr Lima, foram os homenageados. Os nomes foram propostos pela Mesa diretora.

A vereadora Denise Pessôa que representou o Legislativo na cerimônia, narrou fatos históricos que simbolizam a Revolução Farroupilha (1835-1845). Lembrou que o ápice do movimento farroupilha deu-se a partir da proclamação da República Rio-Grandense, em 11 de setembro de 1836, pelo general Antônio de Sousa Neto, sendo Piratini a primeira capital desse regime.

A parlamentar comentou sobre a biografia dos homenageados e ressaltou a contribuição de cada um para o tradicionalismo gaúcho. A concessão dessa honraria é a oportunidade para se relembrar a história do Rio Grande, sobretudo, do povo gaúcho, guerreiro e perseverante por natureza, salientou. Para ela, durante a semana farroupilha fica mais nítido o amor que os gaúchos tem pelo Estado. Os homenageados são os gaúchos que se destacam no tradicionalismo, enfatizou.

Jorge de Oliveira Rodrigues, explica que a homenagem é ilustre. Em um breve discurso, afirmou que prefere cantar do que falar. Na oportunidade agradeceu ser lembrado.

Luiz Gonzaga de Barros, natural de Cazuza Ferreira em São Francisco de Paula, disse acreditar que jamais vai esquecer a homenagem do dia de hoje.

Denise Pessôa fala sobre a emenda elaborada para a Comenda, em que consta a homenagem às mulheres. Marial Almeida foi a agraciada. Ela se diz com muito orgulho garsonete, além de declamadora. Emocionada agradeceu a homenagem. Na ocasião, declamou uma poesia intitulada Retrato.

Neste ano a comenda especial foi para o tradicionalista Jayr Lima. Sou modesto em dizer que muitos outros poderiam estar aqui, mas fui o escolhido, afirmou Jayr. Ainda enfatizou ser simples de origem familiar. Falou sobre Honeyde Bertussi, do valor e prestigio que ele conquistou com ética e moral. Disse que não imaginou viver este momento e recebe com humildade a distinção.

O Deputado Estadual Alceu Barbosa Velho, se pronunciou dizendo que o objetivo é o de pregar a igualdade e a fraternidade nesta Semana Farroupilha. A homenagem é justa, bonita, o nome dos homeageados já falam por si só da importância dessa comenda, declarou Alceu. O Secretário Municipal de Urbanismo, Francisco Spiandorelo falou em nome do Prefeito José Ivo Sartori. Elogiou a Câmara por estar presente nos Pavilhões da Festa da Uva, com o Galpão Rancho do Bardoso. Disse que a escolha dos homeageados foi abrangente, com heroísmo, poesia, as lidas campeiras, tudo nas quatro pessoas deste dia. Spiandorello leu algumas palavras de Sartori parabenizando-os. É um momento de resgatar a nossa história, terminou lendo o Secretário.

15/09/2011 - 21:25
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo