Voltar para a tela anterior.

Ausência de negras no concurso de Rainha da Festa da Uva motiva pedido de informações

Nunes quer esclarecimentos quanto à falta de representantes da etnia negra na escolha


Com base na observação de que entre as candidatas a Rainha da Festa da Uva 2012 não há nenhuma jovem negra, o vereador Renato Nunes/PRB propôs um pedido de informações sobre o tema, que foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta quinta-feira (28).

Nunes afirmou que o número de negras no concurso sempre foi muito pequeno e, para ele, é necessário aumentar a representatividade dos caxienses, atingindo 100% da população. O vereador lembrou que, embora Caxias do Sul tenha sido colonizada, predominantemente, por italianos, pessoas de várias raças integram a comunidade.

O pedido de informações, que será encaminhado ao Executivo, questiona o número de embaixatrizes, princesas e rainhas negras que participaram da festa ao longo de seus 80 anos. Nunes deseja saber quais são os critérios de inscrição das candidatas junto ao concurso e se a comissão organizadora detectou a falta de negras no grupo de aspirantes ao título. O vereador questiona, também, se houve alguma forma de incentivo a participação de mulheres da raça negra na escolha das soberanas.

O vereador Gustavo Toigo/PDT acredita que Caxias não pode ser classificada como uma cidade onde há preconceito e, segundo ele, jovens de outras raças, como japonesas, polonesas ou alemãs, também não são comuns no concurso. Mauro Pereira/PMDB se manifestou em concordância com Toigo.

Para Ari Dallegrave/PMDB, a participação nos eventos atende à vocação de cada cultura.

 

Votos: Alaor de Oliveira/PMDB (a favor), Ana Corso/PT (a favor), Ari Dallegrave/PMDB (a favor), Arlindo Bandeira/PP (a favor) , Daniel Guerra/PSDB (a favor), Denise Pessôa/PT (a favor), Elói Frizzo/PSB (a favor), Geni Petteffi/PMDB (a favor), Guiovane Maria/PT (a favor), Gustavo Toigo/PDT (a favor), Moisés Paese/PDT (a favor), Mauro Pereira/PMDB (a favor), Renato Nunes/PRB (a favor), Renato Oliveira/PCdoB (a favor), Rodrigo Beltrão/PT (a favor), Vinicius Ribeiro/PDT (a favor).

28/07/2011 - 21:25
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo