Voltar para a tela anterior.

ADESG comemora aniversário em cerimônia na Câmara

Entidade, que reúne diplomados da Escola Superior de Guerra, existe há 45 anos em Caxias do Sul


Com plenário lotado, o Legislativo Caxiense promoveu, na noite desta quinta-feira (28), cerimônia solene para lembrar os 60 anos de fundação da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Brasil (ADESG), além dos 45 anos de atuação da associação em Caxias do Sul. A proposta da homenagem partiu da Mesa Diretora, recebendo apoio unânime dos demais vereadores na sessão ordinária de 14 de junho.

Em nome da Câmara, o vereador Vinicius Ribeiro/PDT referiu que o patriotismo e a vontade de ver o país crescer, pelas próprias virtudes, são características dos membros da ADESG que, desde 1966, já congregou mais de 1 mil pessoas em suas atividades. Segundo Vinicius, a homenagem é o meio da Casa reconhecer o trabalho da entidade. Devemos nos esmerar em reproduzir os ensinamentos da ADESG, referiu.

O presidente da ADESG de Caxias, Guilherme Tedesco Zanchi, agradeceu aos membros do Legislativo pela iniciativa da homenagem. Ao salientar o trabalho voltado à formação de lideranças, citou nomes de destaque em Caxias do Sul que passaram pela associação. Referiu, ainda, o êxito das atividades em Caxias do Sul, obtido graças à atuação dos ex-dirigentes.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Guilheme Guila Sebben, representou o Executivo na cerimônia. Segundo ele, muito do desenvolvimento da cidade deve ser atribuído ao tipo de formação oferecido pela ADESG.

Na ocasião, foi concedido à Câmara Municipal o título Honoris Causa, em reconhecimento ao apoio do Legislativo ao trabalho da ADESG, em Caxias. A comenda é a mais alta honraria concedida pela representação do município.

Fundada em 7 de dezembro de 1951, no Rio de Janeiro, a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra busca, por meio de seus integrantes, construir uma sociedade alicerçada em valores sólidos, inspirados na proeminência da pessoa, da liberdade individual e da igualdade e fraternidade entre os homens. A ADESG foi criada com o objetivo de congregar os diplomados da Escola Superior de Guerra e vivificar a solidariedade dos seus integrantes.

A ADESG tem o papel de difundir os conceitos doutrinários adquiridos quando seus membros integravam a Escola Superior de Guerra. A doutrina visa à consecução dos objetivos nacionais através do fortalecimento do Poder Nacional em suas cinco expressões fundamentais: Política, Econômica, Psicossocial, Militar e Científico-tecnológica.

Outra forma de atuação da ADESG na sociedade é através da cooperação com entidades públicas e particulares em conferências, estudos e pesquisas sobre temas de interesse nacional ou regional.

28/07/2011 - 21:17
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo