Voltar para a tela anterior.

Senador Paim participa da sessão ordinária do Legislativo Caxiense

Ele se mostrou favorável à ampliação parlamentar na Casa


O início da sessão ordinária desta quarta-feira (27/07) foi movimentado pela presença do senador Paulo Paim/PT, na Câmara Municipal de Caxias do Sul. Após comentar sobre os avanços socioeconômicos do país e o seu compromisso com assuntos como o salário mínimo e as aposentadorias, ele declarou apoio à ampliação do número de vereadores, nos parlamentos municipais. O Legislativo é o coração da democracia, destacou. A partir da próxima legislatura, que se inicia em 2013, já passa a vigorar a emenda constitucional 58/09, alterando a base de cálculo para o número de parlamentares, conforme a faixa de população.

Na mesma linha, após a manifestação de Paim, o deputado federal e ex-vereador Assis Melo/PCdoB reiterou o que havia dito momentos antes, em reunião com o presidente Marcos Daneluz. Para Assis, é positiva a ampliação do espaço de participação dos mais diversos setores da sociedade, no Parlamento. Lembrou que a atuação parlamentar resulta de conquista democrática que vem desde o período da ditadura militar.

Ao senador Paim, foram entregues ofícios de comissões da Casa. O presidente da Comissão Temporária Especial Pró-Universidade Pública, vereador Vinicius Ribeiro/PDT, pediu o apoio para que uma extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) seja instalada em Caxias do Sul.

Enquanto isso, o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, vereador Renato Oliveira/PCdoB, solicitou agilidade no processo de aprovação da emenda constitucional 29, que prevê ampliação do percentual de repasse de verbas da União, dos estados e municípios para a saúde.

Paim, que é caxiense, prometeu esforços para que a extensão da UFRGS fique no município. Ressaltou, ainda, que o Senado já aprovou a emenda 29 e que, no momento, a matéria se encontra em tramitação, na Câmara Federal.

Presente à sessão ordinária de hoje, a deputada estadual Marisa Formolo/PT salientou o trabalho de Paim, em benefício dos direitos de inclusão e de transformação social.

Os documentos das comissões também foram repassados para Assis e Marisa.

Na sequência, os líderes das bancadas partidárias da Casa cumprimentaram Paim pela sua atuação política.

A emenda constitucional 58/09 estabelece, como limite máximo, 23 parlamentares para cidades com até 450 mil habitantes. O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 435 mil pessoas radicadas em Caxias do Sul.

27/07/2011 - 19:15
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo