Voltar para a tela anterior.

Aprovado pedido de informações sobre as desapropriações do Marrecas

Vereadores estenderam o debate a partir da solicitação feita por Guiovane Maria


Os valores definidos para indenizar áreas desapropriadas, no entorno da construção da barragem Marrecas, motivou novo pedido de informações ao Executivo. O documento é de autoria do vereador Guiovane Maria/PT e foi aprovado por maioria de votos (14x1), na sessão ordinária desta quarta-feira (13). O vereador afirmou que as respostas ao pedido anterior, emitido por ele e pelo vereador Renato Oliveira/PCdoB, geraram outras dúvidas.

O documento inquere sobre a razão pela qual há diferença entre o custo de hectares de uma propriedade para outra e solicita mapas e fotos de alguns terrenos. Questiona, também, se as desapropriações passarão pela Câmara Municipal e como serão tratados os sítios arqueológicos existentes na região.

Líder da bancada petista, o vereador Rodrigo Beltrão apoiou a posição do colega. Reforçou o seu desejo, de que seja realizada uma audiência pública para tratar do assunto. A solicitação já foi encaminhada à Comissão de Desenvolvimento Urbano e é uma oportunidade para que o próprio governo possa se manifestar em relação a vários aspectos, esclareceu.

Em sustentação aos colegas de bancada, a vereadora Ana Corso/PT disse entender como irregular o fato de não ter passado nenhuma desapropriação pela Casa. Não queremos que a obra pare, mas, explicações sobre o que estamos pedindo, destacou.

Por outro lado, a líder do governo na Casa, vereadora Geni Peteffi/PMDB, atentou para a relevância social da futura barragem, já que, segundo ela, a população corre risco de ficar sem água, daqui alguns anos.

Para o vereador Elói Frizzo/PSB, o pedido de informações consiste na melhor forma de sanar as dúvidas. Na condição de presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, salientou que ainda não houve reunião para analisar o pedido de audiência pública, feito por Beltrão.

Vereadores da base governista disseram acreditar que a oposição quer parar a obra, como chegou a afirmar Mauro Pereira/PMDB. As perguntas do pedido tentam confundir as pessoas e atrapalhar o processo, enfatizou. Ari Dallegrave também se posicionou dessa forma.

 

Votos: Alaor de Oliveira/PMDB (a favor), Ana Corso/PT (a favor), Ari Dallegrave/PMDB (contra), Arlindo Bandeira/PP (a favor) , Daniel Guerra/PSDB (a favor), Denise Pessôa/PT (a favor), Elói Frizzo/PSB (a favor), Geni Petteffi/PMDB(a favor), Guiovane Maria/PT(a favor), Gustavo Toigo/PDT(a favor), Moisés Paese/PDT (em representação), Mauro Pereira/PMDB (a favor), Renato Nunes/PRB (a favor), Renato Oliveira/PCdoB (a favor), Rodrigo Beltrão/PT (a favor), Vinicius Ribeiro/PDT (a favor).

13/07/2011 - 20:22
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo