Voltar para a tela anterior.

Sancionado projeto de lei do vereador Rafael Bueno que torna de utilidade pública a Associação Cultural Fare Amicci

Entidade da comunidade de Santa Bárbara, de Ana Rech, surgiu da necessidade de oferecer a crianças, jovens e adultos agricultores acesso às expressões artísticas


O prefeito Adiló Didomenico sancionou na manhã desta sexta-feira (25/3) o projeto de lei de autoria do vereador Rafael Bueno/PDT que torna a Associação Cultural Fare Amicci entidade de utilidade pública. Além do parlamentar, do prefeito e outras autoridades, acompanharam a sanção os integrantes do grupo Nadil Lidoni, Tereza Andreolla e Neuza Andriolo.

"Essa sanção demonstra o quanto é importante valorizar a tradição, a arte e a dança, incentivando ainda mais os participantes, desde bem novos, a seguir com as manifestações artísticas", disse o vereador Bueno.

O grupo nasceu da necessidade de oferecer a crianças, jovens e adultos agricultores da comunidade de Santa Bárbara, em Ana Rech, e arredores a oportunidade de acesso à expressão artística por meio das danças folclóricas italianas, sempre visando a resgatar a cultura de seus antepassados. Criado em 2001, o Grupo Fare Amicci desde então realiza pesquisas nas danças, trajes e músicas folclóricas italianas, e vem se apresentando em eventos e festas levando a dança e a cultura italiana na cidade de Caxias do Sul, e em outros municípios.

O grupo conta hoje com 40 componentes, dos 7 aos 70 anos de idade. Dentre as atividades, constam apresentações na Festa Nacional da Uva, Encanto de Natal de Ana Rech, Festa da Colheita, Festa do Agricultor de Fazenda Souza, Festiqueijo de Carlos Barbosa e Festival Internacional de Nova Petrópolis, entre outros.

Estiveram na sanção a vice-prefeita Paulo Ioris, a chefe de Gabinete Grégora Fortuna dos Passos, o secretário de Habitação Flávio Cassina, a secretária da Cultura Cristina Calcagnotto, o vereador Lucas Diel/PDT e a assessora do vereador Bueno Andreia Bertin, pertencente à comunidade de Santa Bárbara.

24/03/2023 - 11:05
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo