Voltar para a tela anterior.

Getulio Demori é agraciado com o título de Cidadão Emérito pela Câmara Municipal

No plenário do Legislativo, a sessão solene da noite desta segunda-feira reconheceu o ex-presidente da Casa


O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul Getulio Demori é o mais novo Cidadão Emérito da cidade. Em sessão solene da noite desta segunda-feira (12/12), no plenário da Casa, ele foi reconhecido pela atuação, em diversos setores, em benefício do município. Na condução dos trabalhos, estava a presidenta do Legislativo caxiense, vereadora Denise Pessôa. A abertura e o fechamento da cerimônia contaram com apresentações musicais do Grupo Stella Alpina.

Proponente da homenagem, coube ao vereador Alexandre Bortoluz fazer o pronunciamento em nome da Casa. Ressaltou que o homenageado completou, em 2022, 25 anos como integrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG). “Dono de coração bom, Demori já deixou a sua marca para a população caxiense”, enalteceu.

Depois de receber o diploma de Cidadão Emérito, Demori dirigiu-se à tribuna, para breves agradecimentos. Aos 81 anos de idade e com a bagagem de cinco mandatos, como vereador (entre 1977 e 2008), o ex-presidente do Legislativo (1995 e 2000) salientou que o Parlamento local se constituiu, ao longo de 130 anos de história, como um lugar de formação de líderes políticos. “Daqui, saíram nomes para os mais expressivos cargos da vida pública nacional”, enfatizou.

O secretário municipal do Urbanismo, João Uez, transmitiu os cumprimentos do prefeito Adiló Didomenico. Afirmou que Demori fez muito pela cidade, sobretudo pela região do Bairro Cruzeiro, como a luta pela instalação de um módulo da Brigada Militar. Lembrou que, em abril de 2000, então como prefeito em exercício, o homenageado sancionou a primeira lei do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Saiba mais sobre o homenageado

Getulio Demori nasceu em 25 de janeiro de 1941, na localidade de São Luiz da VI Légua, em Caxias do Sul. Filho de Jerônimo Demori e de Mercedes Mazzochi Demori, foi o quarto de 12 filhos do casal. Realizou o ensino fundamental nas escolas Conde de Afonso Celso e Sete de Setembro. Em 24 de maio de 1965, casou-se com Neusa Maria Webber, com quem teve dois filhos, Paulo Rogério De Mori e Juliano De Mori.

No ano de 1974, ingressou na Prefeitura Municipal, a convite do ex-prefeito Mario David Vanin, trabalhando com o então secretário de Obras Bruno Rossi. Em seguida, passou a exercer o cargo de coordenador distrital, atuando também como chefe do Setor de Máquinas. A partir desse momento, a atuação política ganhou impulso e, no pleito de 1976, foi eleito vereador pela antiga Aliança Renovadora Nacional, a ARENA. Foram cinco legislaturas entre o ano de 1977 e 2008. Ao longo desse período, atuou como presidente da Câmara de Vereadores por duas vezes, em 1995 e 2000. Foi filiado também ao PDS, ao PPR e ao PP, partido em que permanece até a atualidade. Presidiu a comissão encarregada pela obra da Unidade do Corpo de Bombeiros da Zona Leste de Caxias do Sul, demanda da população do bairro Cruzeiro em que participou ativamente.

Foi diretor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras, nos anos de 2011 e 2012, durante a segunda gestão do ex-prefeito José Ivo Sartori. Fez parte do Conselho Deliberativo do Círculo Operário Caxiense, entidade que presidiu ao longo de 2007. Foi presidente da Comissão de Construção do CTG Recanto da Tradição, situado junto ao 3º GAAAe. Atuou em vários setores da vida comunitária, especialmente no leste da cidade, tais como a Associação de Moradores do Bairro Cruzeiro e a Sociedade São Luiz da 6ª Légua.

12/12/2022 - 21:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo