Voltar para a tela anterior.

Exposição ‘Rabiscos de Martina’ fica na Câmara até 16 de dezembro

Cinquenta registros fotográficos de desenhos e pinturas estão à mostra do público, gratuitamente, no Espaço Cultural Mário Crosa (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição)


Fotografias de desenhos e pinturas rabiscados por Martina Martins Espeiorin, de dois anos e cinco meses de idade, estão à mostra para apreciação do público até 16 de dezembro de 2022, no Espaço Cultural Mário Crosa, na Câmara Municipal de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição). É a Exposição “Rabiscos de Martina” que pode ser contemplada de forma gratuita durante o expediente no prédio legislativo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

São 50 registros fotográficos de pinturas em tinta guache e desenhos com giz de cera, canetinha, canetas e pincéis feitos por Martina desde que ela se aproximou desses recursos, por volta de um ano. Conforme explica a mãe de Martina, Vania Marta Espeiorin, o uso desses materiais sempre foi livre, sob acompanhamento da família e com o propósito de estimular a brincadeira e o lado lúdico das cores, principalmente no período em que a circulação de pessoas e a utilização de parques ficaram mais restritas em prevenção ao coronavírus, nos anos de 2020 e 2021.

"Desde as primeiras vezes que deixamos Martina brincar com giz de cera, que é mais grosso e apresenta menos risco de se machucar, já vimos uma intensidade no traço. Passamos, então, a deixar o caderno de desenho e os lápis junto aos brinquedos, para que ela pudesse acessar quando desejasse, tendo a gente sempre por perto, claro", explica.

Quanto à exposição, Vania conta que a ideia nasceu de um desejo de valorizar e eternizar os primeiros registros infantis, dando visibilidade à produção mais genuína, espontânea e brincante da infância. "O que as crianças fazem merece nossa contemplação, ainda mais quando envolve criatividade e movimentos que as conduzem ao mundo da arte, da humanização, da vida... 'Rabiscos de Martina' é uma mostra feita com muito amor também em agradecimento a tudo que nossa pequena, em tão pouco tempo, já trouxe em termos de felicidade e aprendizados", afirma Vania.

Martina nasceu em 29 de junho de 2020, em Caxias do Sul/RS. É filha da jornalista, professora e pedagoga Vania Marta Espeiorin e do analista de processos Denilton Martins Silva. Atualmente, frequenta a turma do Maternal 1 na Escola de Educação Infantil Bambinus.

09/12/2022 - 17:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Gabriel Lain - MTE 14.885
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo