Voltar para a tela anterior.

Livro “As Eleitas: Mulheres que Constroem a Política Caxiense” é lançado na Câmara nesta quinta-feira

Evento reuniu dezenas de pessoas no Plenário e contou com uma sessão especial de autógrafos na sede do Legislativo


A tarde desta quinta-feira (08/12) foi marcada pela presença e força feminina, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Em evento aberto ao público, aconteceu o lançamento do livro As Eleitas: Mulheres que Constroem a Política Caxiense, que conta um pouco da história da presença feminina na política municipal, a fim de valorizar as 21 mulheres (vereadoras, deputadas estaduais, deputada federal, vice-prefeitas e prefeitas em exercício) que assumiram, como titulares ou suplentes, cargos representativos na vida pública.

Organizada pelos jornalistas Gabriel Lain e Vania Marta Espeiorin e produzida por mulheres da Assessoria de Comunicação Social da Casa, a obra destaca a trajetória feminina local, tanto no âmbito do Parlamento Municipal quanto além dele. “Pode ser utilizada como fonte de consulta, sobre a trajetória de mulheres que, com a sua coragem e persistência, enfrentaram as urnas e se desafiaram a trabalhar pela comunidade”, disse Vania.

A publicação é dividida em três capítulos, que abordam o perfil de cada uma das 21 mulheres e suas trajetórias na política municipal, estadual e federal, através de conversas registradas recentemente ou por pronunciamentos feitos no exercício do cargo.

O grupo de mulheres é constituído por: 18 vereadoras (sendo 13 titulares: Ana Maria Corso, Denise da Silva Pessôa, Estela Balardin, Ester Troian Benvenutti - in memoriam, Geni Peteffi - in memoriam, Gladis Frizzo, Iró Nabinger Chiaradia - in memoriam, Marisol Santos, Paula Ioris (hoje, vice-prefeita municipal e presente ao lançamento), Rachel Calliari Grazziotin - in memoriam, Rosane Fátima Hambsch do Nascimento, Silvana Teresa Piroli e Tatiane Frizzo); 5 suplentes (Andressa Marques, Cleonice Araujo, Daiane da Silva Mello, Gilda Marcon Grazziotin Nora - in memoriam e Roselaine Frigeri); 3 vice-prefeitas eleitas, que também já atuaram como prefeitas em exercício (a falecida ex-vereadora Geni chegou a assumir a Prefeitura, interinamente), sendo elas: Marisa Formolo Dalla Vecchia, Justina Inez Onzi (in memoriam) e Paula Ioris; 2 deputadas estaduaisMarisa Formolo Dalla Vecchia e Maria Helena Sartori; 1 deputada federal (suplente que exerceu o cargo): Ana Maria Corso.

O evento de lançamento foi uma solenidade especial e comemorativa aos 130 anos do Poder Legislativo, completados neste ano. A ação reuniu todas as personagens desta história, seja presencialmente ou em representação.

A solenidade iniciou-se com as palavras da vereadora-presidenta da Câmara, Denise Pessôa, que falou sobre a importância da ação e sua representatividade, como um marco da política caxiense. “Contamos com a maior bancada feminina da história. No entanto, nós reconhecemos e sabemos que todas as mulheres do livro são parte fundamental dessa história, que, hoje, está sendo contada. Cada vez mais, precisamos incentivar a mulher na política, e essa obra é um pouco disso”, enfatizou.

O encontro ainda contou com uma sessão de autógrafos e a distribuição dos livros, junto ao Espaço Cultural Mário Crosa. Os exemplares podem ser adquiridos gratuitamente no Legislativo. Alguns deles serão enviados para bibliotecas, instituições de ensino e órgãos públicos da cidade, além de permanecerem disponíveis para consulta e pesquisa, na Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa da Câmara.

Além das personagens do livro, estiveram presentes ao evento os vereadores Felipe Gremelmaier, Lucas Caregnato, Olmir Cadore, Renato Oliveira e Velocino Uez. Em representação do Executivo, a secretária de Governo Municipal, Grégora Fortuna dos Passos; secretário de segurança pública e proteção social, Paulo Rosa da Silva; a secretária de Cultura, Aline Zilli e demais representantes de órgãos e entidades municipais.

 

Confira o depoimento que cada uma das mulheres que subiram na tribuna falou no evento:

Denise Pessôa, presidenta da Câmara: É a primeira vez na história da cidade que duas mulheres ocupam os cargos mais altos do legislativo. É um marco. Conseguimos superar diferenças nesse período, lutando por melhorias para as mulheres. Na política, reconheço a luta de cada uma aqui.

Tatiane Frizzo, vereadora: Cada uma de vocês abriu espaço para que novas mulheres pudessem estar aqui hoje. Diariamente mostramos ao que viemos, mesmo desacreditados. Aqui é um espaço importante, de poder e de força. Cada uma mulher aqui presente é uma inspiração.

Paula Ioris, vice-prefeita municipal e ex-vereadora: Vemos os espaços sendo ocupados cada vez mais por mulheres. Precisamos desmistificar também os discursos que a política não é lugar para mulheres, é lugar sim! Todo lugar é espaço para uma mulher estar. Todas aqui merecem ser parabenizadas e reconhecidas e hoje estão sendo.

Silvana Piroli, presidente do Sindiserv e ex-vereadora: Estou aqui porque muitas pessoas sonharam junto comigo que eu era capaz. Minha história é sobre fazer e participar das coisas que eu acredito. Não podemos ter medo de sonhar e buscar o desconhecido, o medo nos paralisa e isso se mostra verdade nesse parlamento, hoje. A esperança nos move e aqui estamos em 21, mas logo esse número aumenta.

Vania Espeiorin, jornalista e uma das organizadoras do livro: Eu falo aqui hoje como uma pessoa que acredita na força da mulher. Eu agradeço a todos aqui a oportunidade que me deram de contar essa história de luta. Me sinto lisonjeada em poder ouvir suas histórias. Que possamos levar o legado de vocês adiante!

Ana Maria Corso, ex-deputada federal e ex-vereadora: Enfrentar esses espaços de poder é sempre um desafio a nós mulheres. Sofremos preconceito e descriminação na sociedade. O livro resgata a memória e a história de mulheres que constroem nossa cidade.

Andressa Marques, vereadora suplente: Todas aqui me orgulham e me inspiram. O livro é um marco de importância democrática. É um movimento crescente e não tenho dúvidas que ainda virão muitas mulheres nesse espaço. Vamos construir uma sociedade mais justa.

Cleo Araujo, vereadora suplente: Fui a primeira vereadora transexual do município de Caxias do Sul, mas podem ter certeza que não serei a única. Ser mulher é olhar para todo mundo sem distinções. Vamos sempre à luta!

Daiane Mello, vereadora suplente: Quando nos unimos, fazemos diferença em qualquer lugar e não seria diferente na política. Eu tenho muita vontade de fazer a diferença na vida das pessoas. Todas nós aqui podemos e buscamos impulsionar outras mulheres para estarem aqui, ocupando esse espaço. Que nós sejamos o que queremos onde queremos.

Estela Balarin, vereadora: É muito especial ser a vereadora mais jovem da história da cidade. Somos a maioria da população brasileira e a minoria nos espaços de poder. Mesmo assim, garantimos muita coisa. Hoje, estamos sendo reconhecidas e valorizadas. Agora, temos nossas histórias contadas.

Gladis Frizzo, vereadora: Se eu queria uma vida melhor para minha família, eu tive que ir à luta. Ser mulher e estar aqui é parte dessa luta. O livro é um incentivador. É um privilégio ser vereadora de Caxias do Sul.

Maria Helena Sartori, ex-deputada estadual e ex-primeira-dama do município: Lutamos! Temos mulheres em todas áreas profissionais, mas a dificuldade de ingressar na área política segue sendo um dos mais difíceis desafios. Hoje temos aqui a maior bancada feminina da história, mas ainda é pouco. Vamos estar onde queremos estar.

Marisa Formolo, ex-vice-prefeita municipal e ex-deputada estadual: É um momento histórico para a cidade. A política não é só um lugar para a mulher, é um lugar da luta para garantir o direito de todos! É um direito que temos, não uma benevolência da sociedade. Hoje temos aqui um ato de justiça, nosso reconhecimento é um direito.

Marisol Santos, vereadora: Meu agradecimento é a todas presente nessa obra. Nunca me imaginei nessa posição, mas por que será? Por que dessa dificuldade de me imaginar dentro de um espaço de poder?! Eu acredito no registro da história e fico muito feliz de fazer parte dessa.

Rosane Hambsch, ex-vereadora: Agradeço a oportunidade de a justiça ser feita aqui. Incentivem, aproveitem e desfrutem de estar na política. Política é algo bom e divertida, vamos estar cada vez mais presentes.

Rose Frigeri, vereadora suplente: É uma honra acima de tudo fazer parte desse livro. A participação das mulheres aqui presente é um reconhecimento necessário. Ser uma vereadora é lutar e tentar vencer condições desiguais. Nós estamos aqui! Nós quisemos estar aqui! Concretizamos nosso desejo. Vamos seguindo, com coragem, lutando!

08/12/2022 - 19:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Pedro Herique dos Reis Corá

Ir para o topo