Voltar para a tela anterior.

Silvana Piroli esclarece reivindicações dos servidores públicos

A presidente do Sindiserv solicitou um maior diálogo ao município antes da votação da reforma da previdência


No acordo de líderes da sessão ordinária desta quinta-feira (08/12), a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), Silvana Piroli, esclareceu reivindicações da categoria relacionadas à reforma da previdência. De acordo com a representante, deve haver maior diálogo e apresentação de contas antes da votação dos projetos que discorrem sobre o assunto, são de autoria do Executivo e tramitam no Legislativo desde o final de novembro.

Segundo ela, a legislação que institui o Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (FAPS) indica a necessidade da adoção de medidas quando for deficitário. A primeira delas, informa a dirigente, é uma avaliação das questões gerenciais e de administração, para a conferência dos resultados. Já a segunda fala sobre o desenvolvimento de um “fundo garantidor”, que permite ao município ter reserva de recursos, de qualquer natureza, para auxiliar a cidade em caso de déficit. A terceira discorre sobre a “segregação de massas”, que faz a separação dos contribuintes. De acordo com ela, as decisões tomadas recentemente pelo município não teriam seguido essa ordem.

Sobre a questão da divisão dos contribuintes, Silvana reforçou que os servidores são favoráveis à iniciativa, mas afirmou que a Prefeitura “nunca apresentou como era a segregação”. “Não dá para votar em um projeto com tanta incerteza e falta de cálculos matemáticos e financeiros. Eu não me sinto tranquila em falar com tanta afirmação sobre essa proposta porque nós pedimos diversas vezes os cálculos e eles (Prefeitura) nunca nos apresentaram”, finalizou a presidente.

 

08/12/2022 - 10:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo