Voltar para a tela anterior.

Observatório Social de Caxias apresenta balanço de atividades deste ano

A missão do órgão é ser um instrumento de incentivo à responsabilidade social


O presidente do Observatório Social de Caxias do Sul, Gilnei Garcia Lafuente, esteve na Câmara Municipal, durante a manhã desta quarta-feira (07/12). Ele participou da sessão ordinária, onde apresentou um balanço das atividades da entidade, em 2022. Aproveitou a oportunidade para reforçar as atividades do OSB-Caxias do Sul.

Segundo ele, a missão do Observatório é ser um instrumento de incentivo à responsabilidade social e monitoramento proativo e preventivo da gestão pública municipal. Além disso, a entidade busca capacitar a comunidade para ter entendimento sobre a importância de ações de controle social da gestão pública.

Lafuente lembrou que o Observatório Social de Caxias trabalha em quatro eixos de atuação. São eles: gestão pública, transparência, educação fiscal e ambiente de negócios. Durante a sua manifestação, ele destacou, ainda, que a diretoria da entidade é formada por cinco conselheiros de administração, seis conselheiros fiscais, sete conselheiros consultivos e um coordenador executivo. "Muitos veem o Observatório como uma fiscalização, como mais um elemento de fora que vai atrapalhar o processo. Nós conseguimos, então, nesse trabalho em conjunto com a prefeitura, mudar esse perfil, ou seja, nós todos trabalhamos em função do município, assim como a Câmara de Vereadores. Trabalhamos muito próximos e em prol da nossa comunidade caxiense", afirmou.

O presidente da entidade revelou que o Observatório Social de Caxias do Sul acompanha e monitora o orçamento do município, assim como os trabalhos da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização, Controle Orçamentário e Turismo da Câmara Municipal. Segundo ele, a OSB-Caxias do Sul monitorou, neste ano, 49 processos de licitatórios.

07/12/2022 - 20:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a):

Ir para o topo