Voltar para a tela anterior.

Cores, formas e texturas compõem o Legislativo caxiense

A exposição dos alunos da Escola Pintando o 7 fica aberta ao público até o dia 16 de dezembro


A exposição Artes e Formas, dos alunos da Escola de Educação Infantil Pintando o 7, colore o Legislativo caxiense. As releituras das obras da artista plástica Tarsila do Amaral ficam expostas até o dia 16 de dezembro, no Espaço Cultural Mário Crosa, localizado no subsolo da Câmara Municipal (Rua Alfredo Chaves, 1.323), e a população pode visitá-la de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h.

A coordenadora pedagógica da escola, Valquiria Pozza Viana, explica que o projeto surgiu quando as educadoras da instituição começaram notar um atraso na coordenação motora fina das crianças, além de um receio em manusear diversos matérias por conta dos cuidados, durante a pandemia da Covid-19.

A coordenação motora fina é a capacidade de usar, de forma precisa, os pequenos músculos, localizados, principalmente, nas mãos e nos pés, para movimentos delicados e específicos. É ela que permite manusear objetos e realizar atividades como recortar, costurar, desenhar, pintar e, claro, escrever. Por conta dos cuidados com o vírus, os jovens pararam, temporariamente, de encostar em superfícies e passaram a ter menos contato com texturas.

A produção das obras incluiu múltiplos materiais, como argila, areia, barro e diferentes tipos de canetas. Além disso, os artistas pintaram por diversas superfícies, como espelhos, os vidros da escola e suas paredes. Vanessa ainda explicou que, depois que a exposição foi montada na própria escola, foi possível ver a oportunidade de ampliar o alcance do projeto.

A mostra é composta por releituras da artista brasileira Tarsila do Amaral, realizadas em diversas formas, cores e texturas de materiais. A coordenadora salientou que o objetivo das atividades também consiste em valorizar o papel das artes plásticas, na Educação Infantil, dando espaço para as crianças criarem, expressarem seus sentimentos, conhecerem e reconhecerem as formas básicas, manipularem diferentes materiais e terem o contato com a obra de artistas brasileiros, ampliando seus conhecimentos e experiências

Pinturas como “O vendedor de Frutas”, “Abaporu”, “Autoretrato 1”, “O lago” e “A feira III” foram recriadas em papel, papelão, linhas, tintas e fotos das próprias crianças. O projeto tem como base o campo de experiências dos traços, sons, cores e formas, que trazem alguns objetivos. São eles: explorar os elementos da natureza e os espaços externos da escola, descobrindo as cores, as formas, os cheiros e os sons produzidos pelo próprio corpo, pela voz e pelos diferentes materiais.

02/12/2022 - 12:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo