Voltar para a tela anterior.

Discussão sobre “A superdotação além da habilidade” encerra 2º Ciclo de Palestras AHSD

Bate-papo integrou a programação da 1ª Semana Municipal das Altas Habilidades


“A superdotação além da habilidade” foi o tema da última palestra do 2º Ciclo de Palestras sobre Altas Habilidades/Superdotação realizada na terça-feira (09/08). O bate-papo virtual entre a vereadora Marisol Santos/PSDB, presidente da Frente Parlamentar e Chico Bio, professor e especialista em AHSD, também fez parte da programação da 1ª Semana Municipal das Altas Habilidades.

Biólogo, especialista em altas habilidades e professor de atendimento educacional especializado, Chico compartilhou a sua experiência como profissional e como pai, já que seus dois filhos são identificados com superdotação, e falou sobre o papel da família na autoestima do superdotado.

“Eu sempre destaco a importância da família em fortalecer a parte emocional, o autoconhecimento e a autoaceitação da criança, trazendo à tona os valores morais”, destacou. “O superdotado que se sente menor que os outros e oculta as suas habilidades para não incomodar, vai deixar os outros o diminuírem quando tiverem a oportunidade. Quando a pessoa usa a sua habilidade de maneira a colaborar com o meio em que vive, essas tentativas de derrubar ou de prejudicar vão se tornar menores.”

A vereadora Marisol Santos, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Altas Habilidades/ Superdotação, destacou o sucesso de mais um Ciclo de Palestras e reforçou a sua alegria com a realização da Primeira Semana Municipal das Altas Habilidades: "É preciso agradecer aos parceiros que abraçaram a causa. A programação conta com atividades organizadas pela Secretaria de Educação, pela Frente Parlamentar, por instituições de ensino e por grupos de famílias. Perceber que o nosso trabalho conseguiu mobilizar tantas pessoas e trazer visibilidade para essa causa me deixa muito feliz”.

A semana foi oficialmente aberta na segunda-feira, com uma solenidade na Prefeitura de Caxias do Sul e o lançamento da mostra “Potenciais Artísticos na Rede Municipal de Ensino: Altas Habilidades/Superdotação e Talentos”, que conta com a exposição de diversas pinturas e desenhos de alunos da rede municipal.

Ainda na segunda-feira, uma aula aberta foi realizada na UCS, com o tema "Neurodivergência, Superdotação e Potência no Século XXI: o que precisamos saber sobre isso?". O bate-papo contou com palestra de Patrícia Neumann e Tatiane Oliveira, duas especialistas em superdotação e também identificadas com Altas Habilidades.

A 1ª Semana Municipal das Altas Habilidades segue com programação até sábado, dia 13/08. A data foi incluída no calendário municipal por meio de uma lei proposta pela vereadora Marisol Santos e aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores. De acordo com a lei sancionada, a data deve ser celebrada sempre na semana do dia 10 de agosto, Dia Mundial da Superdotação. Confira os próximos eventos:

Quinta - 11/08

19h
Roda de Conversa entre familiares, profissionais e comunidade em geral com a Psicóloga Débora Frizzo

Local: Colégio Polyuni / Centro Universitário
UNIFTEC - Auditório
Endereço: R. Gustavo Ramos Sehbe, 107 - Cinquentenário

Oficinas de Programação para estudantes
Inscrição pelo formulário:
https://forms.gle/K65145icK88ePNJ56
Local: Happy Hub Educacional
Endereço: R. Os Dezoito do Forte, 2494 - Nossa Sra. de Lourdes, junto ao Polo da Unicesumar

Sexta - 12/08

8h às 9h30 e 14h às 15h30
Palestra "Robótica e Pensamento Computacional" com Marjorie Klich Nunes para Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Ensino

Local: Google Meet
Endereço: a ser divulgado no Ofício Circular da SMED

18h30 às 20h

Para pais e professores
"A Avaliação Neuropsicológica na investigação do Cérebro Neurodivergente"
com Lenira Sgorla Pavan - Psicóloga/Neuropsicóloga especialista em Terapia Sistêmica Familiar, Terapia Cognitivo Comportamental, Psicopedagogia e Avaliação Psicológica. Diretora da LEPSI Clínica de Psicologia Integrada. CRP 07/12946 .

Para crianças e adolescentes:
Oficina das Emoções
com Tatiane Oliveira Pedagoga/Psicopedagoga- CBO: 2394/25 – Especialista em Educação Especial e Coordenação Pedagógica - Membro do Conselho Brasileiro de Superdotação e do Grupo Integrador de Extensão e de Pesquisa em Altas Habilidades/Superdotação (GIEPAHS/IFPB).

Oficina de Criatividade
com Martha Barcellos Vieira, Doutora em Informática na Educação. Estudiosa em AH/SD.
Local: Espaço SensivelMente
Endereço: R. Borges de Medeiros, 553, sala 602, Centro

Sábado - 13/08 (ou dia 20/08, em caso de chuva)

14h
Prática em simulador de vôo e orientações com os aeromodelistas associados
Inscrição pelo formulário: https://forms.gle/Lz43mYXqM7QjqLxv7
Local: Ascaero
Endereço: Estrada Municipal Jacob Basso, s/nº, Ana Rech

11/08/2022 - 12:42
Gabinete da vereadora Marisol Santos/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo