Voltar para a tela anterior.

Legislativo celebra os 45 anos do Grupo Os Gaudérios com a outorga do Prêmio Caxias

A concessão da honraria aconteceu antes de show comemorativo, na noite desta quinta-feira, na Casa de Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima


Os 45 anos do Grupo Os Gaudérios foram celebrados pela Câmara Municipal de Caxias do Sul, por meio da outorga do Prêmio Caxias. A concessão da honraria aconteceu antes de show comemorativo, realizado na noite desta quinta-feira (04/08), na Casa de Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima. Proponente da homenagem, a vereadora Marisol entregou o troféu ao diretor comercial da organização, Marcelo Soares de Menezes. A apresentação artística também prestou reconhecimento póstumo ao ex-integrante Elvis Leite. Entre músicos e corpo de dança, hoje, o grupo conta com 25 componentes.

De acordo com a vereadora Marisol, a noite carrega emoção ao lembrar da história e das personalidades que marcaram a trajetória do grupo homenageado. Para ela, Os Gaudérios são verdadeiros embaixadores do nome de Caxias do Sul e da cultura gaúcha, para além da fronteira do Rio Grande do Sul. Em complemento, o diretor Menezes exaltou a honra pelo prêmio, em nome da organização cultural. O dirigente salientou que um dos segredos do sucesso, em décadas de atuação, está nas relações de irmãos, entre os integrantes.

À entrega do troféu, sucedeu-se um show musical com danças típicas, incluindo chamamé, chula, valsa. O auditório lotado pôde conferir, ainda, declamações poéticas.

Saiba mais sobre a organização homenageada

Os Gaudérios Grupo Cultural de Artes Nativas é um grupo de danças estilizadas que vem perpetuando a cultura gaúcha com suas expressivas participações, em diversos eventos, pelo país e exterior. Em abril deste ano, o grupo completou 45 anos, preservando os costumes do Rio Grande do Sul, através do canto, da música e do sapateio.

A história da organização começou em 21 de abril de 1977, quando um grupo de amigos decidiu criar uma associação folclórica em Caxias do Sul, para divulgar a verdadeira cultura nativa do Estado. Inicialmente, o grupo de dança e pesquisa ganhou o nome de Grupo Folclórico Espora de Prata.

As primeiras apresentações foram realizadas na Pousada do Galo Vermelho, na cidade de Flores da Cunha, onde o proprietário do estabelecimento quis proporcionar aos visitantes uma atividade diferente, enaltecendo a tradição gaúcha. De 1978 a 2010, o grupo continuou com o objetivo, realizando apresentações quase diárias aos turistas, no Restaurante Gianella, em Caxias do Sul. Com o passar do tempo, Os Gaudérios passaram a ser conhecidos na maioria dos estados brasileiros, o que levou o grupo a ser convidado para realizar shows fora do Estado e até no exterior.

04/08/2022 - 22:18
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo