Voltar para a tela anterior.

Câmara promove Seminário de combate à desinformação

Objetivo é debater o tema e ouvir especialistas na área


A Câmara Municipal de Caxias do Sul promove e sedia no dia 29 deste mês um seminário que discute a desinformação durante o período eleitoral. O objetivo do "Seminário de Combate às Fake News nas eleições 2022: Os desafios no enfrentamento à desinformação" é debater o tema e ouvir especialistas na área.

A abertura do evento será às 8h30 com a presença da Presidenta da Câmara, Vereadora Denise Pessôa e representantes das entidades parceiras. Às 9h, a vice-presidente e Corregedora Regional Eleitoral TRE-RS, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, abordará o tema "A  atuação da Justiça Eleitoral no combate à desinformação". Já às 10h, o tema é "A Segurança do voto eletrônico" com o coordenador da Comissão de enfrentamento à desinformação do TRE-RS, Luis Fernando Schauren. Na parte da tarde, a Câmara recebe às 13h30 o professor de Direito Eleitoral e Digital do Mackenzie, Diogo Rais, membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), que trata sobre o "Direito Eleitoral Digital" e o último painel debate "O papel da advocacia no combate à desinformação" com o advogado Frederico Cattani, da Comissão Pleitos Eleitorais da OAB/Caxias.

A Presidenta da Câmara, Vereadora Denise Pessôa/PT, revela a preocupação do parlamento com a disseminação das chamadas 'fake news' na política. "A Câmara acompanha os debates não só da cidade, mas da sociedade como um todo. É nosso papel discutir temas como este que tanto interferem na vida das pessoas. A desinformação causa uma série de problemas e precisamos jogar luz neste assunto que é de interesse de todos", afirmou.

O Seminário é promovido pela Câmara Municipal de Caxias do Sul em parceria com a Escola do Legislativo, o TRE/RS, a Ordem dos Advogados do Brasil/OAB-Seccional Caxias do Sul, Escola Superior de Advocacia (ESA), Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral (IGADE), ARI Serra Gaúcha, UCS, FSG, UNIFTEC e IDEAU. O evento terá transmissão pela TV Câmara e redes sociais do Legislativo Municipal. Inscrições gratuitas podem ser feitas no link https://docs.google.com/forms/d/1vKNd17yIUZFhBiK2BvXGrEsbBeM5EmsRnPmvz9lObmg/edit

Saiba mais:
Seminário de Combate às Fake News nas eleições 2022: Os desafios no enfrentamento à desinformação

8h30 - Abertura do Evento
Presidenta da Câmara, Vereadora Denise Pessôa e representantes das entidades parceiras

9h - A atuação da Justiça Eleitoral no combate à desinformação
Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, Vice-Presidente e Corregedora Regional Eleitoral TRE-RS

10h - A Segurança do voto eletrônico
Luis Fernando Schauren – Comissão de enfrentamento à desinformação TRE-RS

13h30 - Direito Eleitoral Digital
Diogo Rais - professor de Direito Eleitoral e Digital do Mackenzie e membro da ABRADEP (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político)

15h45 - O Papel da Advocacia no combate à desinformação
Dr. Frederico Cattani – Comissão Pleitos Eleitorais - OAB/Caxias

17h - Encerramento

15/07/2022 - 14:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Gabriel Lain - MTE 14.885

Ir para o topo