Voltar para a tela anterior.

Feira Maesa Cultural tem proposta para acontecer mensalmente

O projeto é de autoria coletiva e prevê a realização no terceiro domingo de cada mês


A importância histórica, cultural e empresarial do antigo prédio da Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa) – Fábrica 2 está exposta no projeto de lei 76/2022. De autoria coletiva, o texto, que propõe instituir a “Feira Maesa Cultural”, a ser realizada no terceiro domingo de cada mês, no município de Caxias do Sul, teve a sua primeira discussão nesta terça-feira (05/07). O projeto contém o substitutivo 1/2022, para adequações técnicas, e volta para segunda discussão e votação. Ambos os textos foram idealizados pelo vereador Rafael Bueno/PDT, com as assinaturas de outros 13 parlamentares da Casa.

De acordo com a matéria, a edificação, construída em 1948, tornou-se fundamental para o crescimento da cidade. Hoje, é patrimônio histórico, tombado pelo Estado e cedido ao município em 2014. “Assim, é nosso dever conservar a história, memória e cultura da Maesa”, enfatizou Bueno.

O projeto sugere que o Grupo Gestor seja constituído pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (CSM), pela Câmara Municipal, por meio da Frente Parlamentar A Mesa é Nossa, e pela União das Associações de Bairros (UAB), que estabelecerá as diretrizes do processo de participação dos feirantes. Outras secretarias e órgãos deverão estar envolvidos na ação, como a Segurança Pública e Proteção Social, Esporte e Lazer, Trânsito e Mobilidade Urbana, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), entre outras, para melhor organização do evento e visitação da população ao complexo.

05/07/2022 - 10:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Ana Paula Rech

Ir para o topo