Voltar para a tela anterior.

Seis personalidades e uma entidade são reconhecidas com o Mérito Comunitário 2022

A honraria do Legislativo caxiense reconheceu diversas contribuições para a cidadania local


A Medalha Mérito Comunitário 2022 foi entregue a seis personalidades e a uma entidade em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta quinta-feira (23/06), no plenário da Casa. A solenidade aconteceu em alusão ao aniversário de 132 anos da cidade, na Semana de Caxias. Na condução dos trabalhos, estava a presidenta do Parlamento, vereadora Denise Pessôa.

O mérito é entregue aos cidadãos residentes e às entidades estabelecidas no município que, reconhecidamente, tenham se destacado pela realização de ações voltadas ao comunitarismo e ao bem-estar da coletividade. As indicações partiram de comum acordo entre as bancadas partidárias. Coube ao vereador Rafael Bueno fazer o pronunciamento do Legislativo.

Frases proferidas a partir da tribuna:

- Vereador Rafael Bueno: “Os homenageados se caracterizam por estenderem a mão, por escutarem, pelo acolhimento ao próximo. O amor pelo semelhante e pela própria comunidade só é possível quando a pessoa aprende a gostar de si. Em um curto período, tentou-se calar o movimento comunitário. Hoje, faz-se justiça. A cidade deve muito às suas lideranças de bairros”.

- Valdir Walter, presidente da União das Associações de Bairros (UAB): “Hoje é uma noite iluminada pela relevância de cada história de vida dos nossos líderes comunitários”.

- Vagner Peruzzo, diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves: “A escola é um espaço seguro e de garantia de direitos, com o princípio de acolhimento e de transformação de vidas”.

- Maicon Fernando da Silva: “Temos um trabalho difícil, mas gratificante. É através do líder comunitário, que trabalha voluntariamente, que as reivindicações chegam ao poder público”.

- Neusa Lyra de Oliveira: “Que cada um faça um pouquinho. Sigo trabalhando pelo meu bairro. O Santa Fé não tem obras há três anos. A Prefeitura poderia dar uma atenção à unidade básica de saúde (UBS)”.

- Rosa do Carmo Fonseca: “Estou caracterizada por trabalho, luta, desprendimento, recomeços, conquistas, momentos felizes. Gosto de ver o progresso do bairro São Caetano, regularizado desde 2012”.

- Rosa Sartori Miotto: “Os filhos trabalham juntos. Tenho uma família tão querida. Meu marido disse para doar um pedaço de terra que viabilizou o campo de futebol. Ajudamos a comunidade”.

- Silvia Adriana Andreatta: “Faz 16 anos que estou nessa luta. Tudo é de coração, sem pensar em retorno algum”.

- Zita Girardi: “Agradecer aos que sempre estão unidos pelas batalhas do nosso bairro Vila Ipê”.

Conheça os homenageados e suas ações para a cidade:

- Rosa do Carmo Fonseca é natural de Bom Jesus. Aos 18 anos, chegou a Caxias do Sul, onde cursou o 2º grau com habilitação em magistério. Destaca-se pelo notório trabalho comunitário e o engajamento em prol da educação de jovens e adultos da região do bairro São Caetano. Também fundou o RECREARE, um atendimento para crianças em turno contrário ao escolar.

- Neusa Lyra de Oliveira é liderança comunitária da Zona Norte, reconhecida pelos moradores por sua luta em prol da comunidade do bairro Santa Fé. Nascida na cidade de São José do Ouro, se mudou para Caxias aos 22 anos. Acompanhou o desenvolvimento do bairro, auxiliou na organização da comunidade para a regularização do bairro Santa Fé, na conquista da água ininterrupta e também da Unidade Básica de Saúde.

- Silvia Adriana Andreatta é diarista e natural de Caxias do Sul. Possui três projetos importantes para a comunidade: a “Sopa Solidária da Siu”, que objetiva a entrega de alimentos para moradores de ruas no período do inverno, além de arrecadar roupas, cobertores e placas para colocar embaixo dos colchões e auxiliar no isolamento térmico; o “Caxias Sem Frestas”, que visa a forração térmica de casas de famílias carentes; e o “Turma do Chaves CXS”, pelo qual um grupo de pessoas se apresentam em festas comunitárias e aniversários para a arrecadação de alimentos e materiais escolares.

- Maicon Fernando da Silva é o atual presidente da Associação de Moradores do Bairro São Caetano. Sempre trabalhou voluntariamente em movimentos comunitários, sociais e em pastorais da Igreja Católica. Entre suas principais conquistas, estão a expansão da linha de ônibus no bairro em que reside e conseguir para o bairro o projeto A Troca Solidária, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul.

- Rosa Sartori Miotto é reconhecida pelo seu trabalho dedicado à comunidade de Santa Bárbara de Ana Rech. Mesmo sem nunca ter frequentado a escola, por conta do preconceito daquela época, Rosa aprendeu a ler e assinar seu próprio nome sozinha. Suas principais contribuições para a comunidade são em volta da educação, da religião e do cuidado com o meio ambiente.

- Zita Girardi é presidente de bairro do Vila Ipê. Entre as suas contribuições para a comunidade, estão a organização de almoços beneficentes, feiras de roupas para as famílias carentes e entrega de marmitas. Com a ajuda dos moradores, eliminou dois pontos de lixões no bairro.

- Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves possui iniciativas adotadas perante a comunidade do bairro Belo Horizonte e seus arredores. O atual diretor, Vagner Peruzzo, é um entusiasta da educação das crianças como transformação social. As atividades realizadas contribuem com a melhoria da vida das pessoas daquela região. Entre as atividades, estão a realização de bazares de roupas, utensílios de cozinha, alimentos e brinquedos, oficinas de cultura e arte, oficinas multiesportivas de futsal, judô, padel, vôlei e badminton.

23/06/2022 - 21:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo