Voltar para a tela anterior.

Região da Serra deverá contar com fórum de saúde mental

A proposta foi feita em seminário, na Câmara


Encaminhamentos para a criação de um fórum regional de saúde mental foram o resultado do Seminário Regional de Saúde Mental - Direitos Humanos e Cidadania como desafio ético e intersetorial. Promovido pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, ao longo desta sexta-feira (20/05), o evento procurou discutir políticas de inclusão social. Conforme a vereadora-presidente da comissão, Denise Pessôa, no mês que vem, será realizada uma reunião para definir o modelo do futuro fórum.

Denise também destacou a importância de temas debatidos durante o seminário. Dentre eles, a carência de políticas de inclusão social e de proteção à vida e a necessidade de a dependência química ser combatida por meio de políticas públicas de saúde.

A conferência de abertura, dirigida por Károl Veiga Cabral, coordenadora de Política de Saúde Mental da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, levantou o tema A Reforma Psiquiátrica Brasileira e a garantia dos Direitos Humanos e social: desafios para a intersetorialidade. Os conferencistas foram o sociólogo José Vicente Tavares dos Santos e psicóloga Tânia Maris Grigolo.

Durante a tarde, o evento seguiu por meio do painel A Clínica Ampliada como dispositivo de cuidado e atenção integral em Saúde Mental, desenvolvido pelos psicólogos Luiz Antonio Batista e Rafael Wolski de Oliveira e pelo educador Denis Petuco.

O presidente do Legislativo, Marcos Daneluz, participou da abertura das atividades, pela manhã. Em seu discurso, atentou para a relevância do assunto e colocou o espaço da Câmara à disposição para atender os participantes.

Integraram a mesa de abertura a presidente da Comissão de Direitos Humanos, vereadora Denise, a coordenadora do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, Elisabeth Mazeron Machado, o presidente da Associação dos Usuários, Familiares, Trabalhadores e Amigos da Saúde Mental de Caxias do Sul, Ivan Fróes, o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Paulo Cardoso Alves, a coordenadora do Núcleo de Saúde Mental da Secretária Municipal da Saúde, Vanice Fontanella e a secretária municipal da Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi.

Também contribuíram para a realização do seminário o Conselho Regional de Psicologia, a Associação de Usuários Familiares e Trabalhadores e Amigos da Saúde Mental de Caxias do Sul e a Comissão de Saúde Mental do Conselho Municipal da Saúde de Caxias do Sul.

20/05/2011 - 18:09
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo