Voltar para a tela anterior.

Legislativo Caxiense entrega a Medalha do Mérito Comunitário

A data marcou os 48 anos da União das Associações de Bairro


A Medalha do Mérito Comunitário foi entregue em sessão solene, na noite desta quinta-feira (19/05). A distinção reconheceu o trabalho de Avelino Luiz de Azevedo, da Irmã Maria Debastiani e de Neura Pinto Pedrotti, em ações voltadas ao comunitarismo e ao bem-estar da coletividade. A entrega da honraria está prevista em lei. Por motivos de saúde, a Irmã Maria não pôde comparecer à cerimônia, tendo sido representada pela Irmã Dejanira Simonetto. A data também marcou os 48 anos da União das Associações de Bairro (UAB) de Caxias do Sul.

O vereador Alaor de Oliveira/PMDB, que representou o Legislativo, destacou que os líderes de bairro têm se notabilizado pela autoridade com que exercem as lutas pelas conquistas dos mais diversos grupos de moradores. O parlamentar também ressaltou o papel dessas lideranças no sentido de atenuar as desigualdades sociais. Caxias possui 219 associações do gênero.

Na sequência, a Irmã Dejanira leu uma nota da Irmã Maria. A partir do texto, Maria Debastiani agradeceu aos vereadores a indicação do seu nome, bem como, às pessoas que tornaram possível o exercício do trabalho comunitário que vem desenvolvendo.

A homenageada Neura Pedrotti salientou o papel da atividade comunitária nos bairros, como forma de desenvolvimento social.

Conforme o homenageado Avelino de Azevedo, as ações comunitárias só produzem resultados quando há iniciativas diárias e envolvimento dos moradores. No entanto, criticou o fato de a área de lazer do bairro ainda não estar em construção, mesmo que a obra já tenha obtido aprovação no Orçamento Comunitário.

O coordenador do Orçamento Comunitário, Gelson Marcon, desejou votos de felicidade aos homenageados e os parabenizou pelas ações realizadas.

 

Perfil dos homenageados

Presidente da Associação de Moradores do Bairro (AMOB) Mariani, Avelino Luiz de Azevedo também está à frente do Conselho Comunitário Municipal e representa a sua região no Conselho Municipal da Saúde. Para o bairro que dirige, conquistou obras como os módulos da Escola Paulo Freire, a unidade básica de saúde, o centro comunitário, quadra poliesportiva e pavimentação de diversas ruas. Também é fundador da Sociedade Esportiva Recreativa Mundo Novo, time de futebol amador de Caxias do Sul.

Neura Pinto Pedrotti trabalha à frente da AMOB do São Cristovão, sendo vice-presidente do Clube de Mães do bairro. Ela já atuou como conselheira do Conselho de Saúde da região de Ana Rech, delegada e conselheira do orçamento participativo da região. Participou, ainda, da Comissão Comunitária da Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio, de Ana Rech.

Enquanto isso, a Irmã Maria Debastiani pertence à Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Atuou na pastoral catequética e de acompanhamento às comunidades no distrito de Galópolis. Integrou a equipe de coordenação da Pastoral da Diocese de Caxias do Sul. A homenageada obteve destaque na organização e na coordenação de cursos para lideranças de movimentos e pastoral do negro, em nível nacional. Maria atua no bairro Fátima desde 1978, com o projeto Acreditar na Vida, que oferece oficinas de artesanato, música e dança, além de cursos profissionalizantes.

19/05/2011 - 20:55
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo