Voltar para a tela anterior.

Câmara comemora os 136 anos da Imigração Italiana em Caxias do Sul

Evento resgatou aspectos característicos da cultura e colonização


Em clima típico, a Câmara Municipal comemorou, na noite desta quarta-feira (18), os 136 anos da Imigração Italiana em Caxias do Sul, resgatando a história de colonização do município por meio de apresentações, cenários, vestimentas e comida característicos. Na abertura da sessão solene, o plenário acompanhou os hinos da Itália e Nacional, executados pelo acordeonista André Arrosi.

O presidente do Legislativo, Marcos Daneluz, se pronunciou ressaltando que o evento é uma homenagem a todos os imigrantes italianos e seus descendentes.

O vereador Ari Dallegrave/PMDB interpretou o personagem Gambetella, italiano típico do interior caxiense, rememorando, em dialeto, aspectos da trajetória dos imigrantes, como a dedicação à família e o duro trabalho agrícola. Como parte da interpretação, o vereador Gustavo Toigo/PDT e o funcionário da Casa, Mauro Scopel, fizeram bígole (massa) com um cilindro antigo, ao som de Funiculí, Funiculá.

Apresentaram-se, também, alguns dos grupos folclóricos mais representativos da cidade, como Stela Alpina, que interpretou a canção Ciao Italia; Ânima D'Italia, com Italia Bella; Felice Personne, cantando La Campanhola; Sul Paion, interpretando La Barca In Oltremar e Radize D'Italia, com a canção Terra Amatta.

O secretário municipal da Cultura, Antônio Feldmann, leu trecho de uma carta, datada de 16 de outubro de 1876, de um imigrante recém-chegado à região, retratando a sua família na Itália o cenário que encontrou no então Campo dos Bugres.

No fechamento da sessão, todos os grupos folclóricos cantaram, junto aos vereadores e convidados, Quel Mazzolin Di Fiori , sob regência do maestro André Arrosi.

O vereador Gustavo Toigo é o autor da lei que institui o Dia da Imigração e Colonização Italiana no Município de Caxias do Sul. Já a Semana da Etnia Italiana no Município partiu de um projeto do ex-vereador Jerônimo Dani.

18/05/2011 - 21:56
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo