Voltar para a tela anterior.

Tour virtual pelos espaços da Câmara Municipal

Para além de um lugar que é palco de decisões importantes, o Parlamento é, por direito, a Casa do Povo. Conheça as dependências do Legislativo caxiense


Ativa há 25 anos, completados no último dia 22 de novembro, a atual sede do poder Legislativo de Caxias do Sul dispõe, dentro dos seus quase cinco mil metros quadrados, de nove espaços fundamentais para as atividades parlamentares, que carregam em seus nomes a própria história da Câmara Municipal, através de homenagens a figuras que por ela passaram.

Para além de um lugar que é palco de decisões importantes, de cumprimento da legislação, e de outra infinidade de deveres, o Parlamento é, por direito, a Casa do Povo. Sendo assim, te convidamos a conhecer nossas dependências neste tour virtual com fotos. E, quando quiseres, serás bem-vindo presencialmente à Câmara Municipal de Caxias do Sul.

Suspensas desde o início da pandemia, as visitas aos espaços da Câmara retornaram em outubro de 2021, com capacidade de lotação limitada, em função das restrições sanitárias de combate à Covid-19. Ainda assim, até o fim do ano, foram contabilizadas 32 cedências e mais de 600 pessoas promovendo e prestigiando atividades na Casa do Povo.

A história e a arquitetura única do prédio da Câmara estão registradas no livro A Casa do Povo: 25 anos da sede do Legislativo de Caxias do Sul, obra lançada no ano passado, que contém uma perspectiva inédita do trabalho do arquiteto João Alberto Marchioro, idealizador do projeto arquitetônico do prédio.

Abaixo, conheça os espaços da estrutura da Casa do Povo, e confira o álbum de fotos que ilustra cada local:

Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi

Damos início ao passeio online pela Sala das Comissões, que leva o nome da ex-vereadora e ex-presidenta do Legislativo, Geni Peteffi. O espaço comporta cerca de 100 cadeiras, uma mesa principal, uma mini tribuna, painel para apresentação de slides, mesa de som, microfones sem fio, além de, em sua entrada, possuir uma placa em homenagem a Geni. A estrutura da sala é cercada de janelas, que dão ao lugar uma arquitetura diferenciada.

A nomenclatura partiu da resolução 238/A, de 2013, a partir de iniciativa da então Mesa Diretora, presidida pelo ex-vereador Edson da Rosa. No dia 11 de dezembro daquele ano, o espaço foi então batizado como Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi. Ao longo dos anos legislativos, o lugar, que fica no térreo da Câmara Municipal, é frequentemente utilizado para reuniões e audiências públicas de Comissões e Frentes Parlamentares; comitivas entre os poderes Executivo e Legislativo; e, para encontros agendados pela comunidade em geral.

Sala das Sessões Deputado Nadyr Rossetti (Plenário)

Espaço soberano de um poder legislativo, o Plenário da Câmara Municipal é aonde acontecem as sessões ordinárias, extraordinárias, representativas, solenes, e reuniões parlamentares de assuntos de grande interesse da comunidade. Sobretudo, é palco da democracia, exercida pelo debate, representatividade, voto e manifestações.

Originalmente denominada Sala das Sessões, a nomenclatura homenageia o ex-deputado e ex-vereador caxiense Nadyr Rossetti, cassado pela ditadura militar. Inaugurado em 1998, através da resolução 56/A, de autoria da Mesa Diretora daquele ano, o plenário possui capacidade para 170 ocupantes, e fica no 1º subsolo do prédio.

Sala das Comissões Adelar Bertussi

Outro espaço que recebe reuniões de parlamentares e da comunidade, leva o nome de um ex-vereador e músico tradicionalista. É a Sala das Comissões Adelar Bertussi, que tem capacidade para receber 30 pessoas, e conta com cinco mesas, microfones, computador, além de acesso às videiras da Casa, e à uma vista privilegiada ao Parque Getúlio Vargas (Parque dos Macaquinhos).

Adelar Bertussi cumpriu o papel de legislador durante dois mandatos (1973-1976 e 1977-1982), sendo que, em seu último ano de vereança, presidiu o Legislativo caxiense. Período em que, também, assumiu por 10 dias a chefia da Prefeitura de Caxias do Sul. A homenagem à sala, que fica no 2º andar do Parlamento, foi oficializada em 2020, a partir de iniciativa da Mesa Diretora daquele ano, presidida pelo vereador Ricardo Daneluz.

Sala de Imprensa Paulo Renato Marques Cancian

Anexa ao Plenário, em um ponto estratégico para acompanhamento das sessões, a Sala de Imprensa Paulo Renato Marques Cancian foi elaborada para receber os profissionais de jornalismo de periódicos e portais locais. O espaço disponibiliza de três mesas, com igual número de computadores, para trabalho e projeção de matérias jornalísticas.

O local homenageia o jornalista e ex-chefe da Assessoria de Comunicação Social do Legislativo caxiense, Paulo Cancian, falecido em dezembro de 2018. A denominação partiu da resolução 266/A, de 2021, de autoria da Mesa Diretora presidida por Velocino Uez. Marcado por emoção entre vereadores e familiares do jornalista, o ato de descerramento da Placa de Cancian, afixada na parte externa da sala, aconteceu em setembro do ano passado.

Escola do Legislativo - Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa

Entregue à comunidade no dia 28 de outubro de 2014, a Casa de Leitura é um espaço destinado à literatura legislativa, promoção de atividades culturais, acesso a leis, memórias e informações parlamentares, periódicos, dentre outros documentos relacionados à história da Câmara e do município. Hoje, a biblioteca do Parlamento conta com cerca de 1500 exemplares, dos mais diversos gêneros literários e, uma riqueza de obras assinadas por escritores caxienses. A população tem acesso gratuito ao local para leitura e estudo, no 1º subsolo do Parlamento.

No ano seguinte, iniciaram as atividades da Escola do Legislativo, órgão interno que busca aproximar a comunidade do poder Legislativo, através de projetos de educação política e mecanismos de participação popular. Ações internas também são promovidas pela Escola, como capacitações de servidores, palestras e seminários.

Estúdio Jimmy Rodrigues (TV Câmara Caxias)

Sem dúvidas, 14 de novembro de 2001 é uma data ímpar para o Parlamento caxiense. Acontece a primeira transmissão de uma sessão ordinária pela TV Câmara Caxias, a emissora do Legislativo, que, inclusive, completou 20 anos em 2021. Você pode conferir toda essa história no documentário Um Sonho Democrático.

Além de televisionar as atividades parlamentares, a TV Câmara Caxias, ao longo dessas duas décadas, junto da Assessoria de Comunicação Social da Casa, levou ao ar diversos programas, como: De Frente com a Lei; Roda de Saberes; De Frente com Elas; Mais Cultura; Café com Letras, produzidos no Estudío Jimmy Rodrigues, espaço onde opera a emissora legislativa, no 2º subsolo. A denominação foi oficializada em 2014, em homenagem ao jornalista e ex-vereador caxiense, Jimmy Rodrigues, a partir de proposição da então Mesa Diretora, sob a presidência de Gustavo Toigo.

Espaço Cultural Mário Crosa

A comunidade caxiense tem uma área no Legislativo totalmente voltada para apresentação de exposições e mostras artísticas e fotográficas autorais. É o Espaço Cultural Mário Crosa, inaugurado em 21 de junho de 2007, no 1º subsolo, ao lado do Plenário. O local homenageia o ex-servidor público Mário Crosa, por sua dedicação e zelo pelo funcionamento da Casa, especialmente no período de reestruturação do poder Legislativo municipal em 1948.

Atualmente, a Câmara dispõe de 17 aramados para uso, e as mostras de artes visuais podem ficar expostas pelo tempo limite de 15 dias. O espaço Mário Crosa é agraciado, também, pela escultura “Direitos Humanos”, do artista caxiense Bruno Segalla.

Anfiteatro Vereador Marino Kury

Outra opção que os caxienses têm a disposição para realização de palestras, congressos e seminários é o Anfiteatro Vereador Marino Kury, localizado no 2º subsolo da Câmara. O local tem capacidade para 118 pessoas (mais cadeiras de plástico), possui mesa de som, microfones, televisão e banheiro.

A partir de resolução da Mesa Diretora de 2006, presidida por Pedro Incerti, o Anfiteatro foi eternizado com o nome do ex-vereador e juiz, Marino Kury, falecido em setembro de 2005. O espaço sediou, enquanto a Sala de Sessões Deputado Nadyr Rossetti estava em reforma, as sessões ordinárias da Câmara Municipal, no início do ano legislativo de 2008.

Sala da Presidência

No térreo, próximo a entrada do Parlamento, encontra-se a Sala da Presidência, local onde, normalmente, o chefe do Legislativo do ano vigente recebe comitivas de entidades, empresas, políticos e sindicatos, por exemplo, e, também, realiza reuniões internas com servidores e funcionários da Câmara Municipal.

O espaço, que tem capacidade máxima de 20 pessoas, possui um hall de entrada, onde estão posicionadas as Galerias de Vereadoras, de Presidentes do Legislativo e, de Prefeitos, ao longo dos 131 anos de história do município.

Informações

Toda a estrutura da Câmara Municipal foi projetada dentro do conceito de acessibilidade total, com rampa de acesso a todos os andares e sinalização tátil na entrada, e em toda a parte interna do prédio, o que permite aos portadores de necessidades especiais percorrerem todas as instalações.

Para mais informações, e agendamentos de visitas, palestras, exposições, workshops, e outras atividades, entre em contato pelo fone: (54) 3218-1699, ou pelo e-mail: rp@camaracaxias.rs.gov.br. O serviço de cedências de espaços à comunidade não tem custo, ao passo que não é permitida a cobrança de entrada ou venda de produtos por quem utiliza o lugar. Em cumprimento das normas sanitárias de prevenção à covid-19, a disponibilidade e a capacidade, atualmente, são limitadas.

21/01/2022 - 14:33
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo