Voltar para a tela anterior.

Lucas Caregnato homenageia professores e cobra melhorias na educação

Ocupando a tribuna, o vereador apontou dificuldades enfrentadas pelos docentes das redes municipal e estadual


Educação e o Dia dos Professores, celebrado amanhã, levaram o vereador Lucas Caregnato/PT à tribuna, na sessão ordinária desta quinta-feira (14/10). Ocupando o grande expediente, cedido pelo vereador Maurício Scalco/NOVO, o petista abordou a representatividade do dia 15 de outubro, data que homenageia os docentes, além de questões que permeiam o tema, e suas vivências como aluno e à frente das salas de aula, lecionando.

Vestido com uma camiseta estampada com a frase “Lute como um professor”, o parlamentar relembrou do simbolismo da data, oficializada por decreto federal, em 1963. Argumentou que, para além do que representa o dia, é preciso atentar para questões práticas das escolas, dos professores e da educação. “A educação segue sendo um caminho para a esperança”, frisou.

Na ótica de Caregnato, é necessário um olhar atento do poder público aos professores da 1ª etapa da Educação Básica no município, que estariam recebendo baixos salários. Para ele, se trata de uma fase em que cuidar e educar são indissociáveis.

O petista também destacou o trabalho dos cerca de dois mil professores da rede pública de ensino, além dos docentes que atuam nos ensinos médio, técnico e superior, e os que lecionam às classes especiais, composta por pessoas com deficiência (PCD). As turmas da Educação para Jovens e Adultos (EJA) foram lembradas por Caregnato na ocasião.

As condições enfrentadas pelos professores da rede estadual de ensino também foram pontuados pelo vereador. Ele afirmou que, atualmente, esses profissionais recebem salários cerca de 50% menores do que há sete anos, em função da não reposição salarial. “Temos colegas da rede estadual que vivem de cesta básica. Colegas com pós-graduação, mestrado e décadas de trabalho. Desde 2014 não ganham reajuste do seu vencimento”, criticou Caregnato.

Por fim, fez menção especial a ex-professora Loraine Slomps Giron, falecida no mês de junho passado. “É a professora que mais marcou minha história e foi determinante para que eu estivesse aqui”, orgulhou-se o vereador.

Os parlamentares Estela Balardin/PT, que foi professora da Educação Infantil, Olmir Cadore/PSDB e Zé Dambrós/PSB, parabenizaram o tema trazido por Caregnato, e se manifestaram a favor de melhores condições salariais e de trabalho aos docentes do município e do Estado.

14/10/2021 - 14:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo