Voltar para a tela anterior.

Câmara é iluminada com a cor do Outubro Rosa

Legislativo adere à campanha mundial de prevenção ao câncer de mama


Nas noites do mês de outubro, a fachada da Câmara Municipal estará iluminada com a cor rosa. Um tom que representa força e luta na batalha pela prevenção e combate contra o câncer de mama. Nesse sentido, a conscientização e a informação sobre essa doença são bandeiras que devem ser levantadas por todos.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta que, a cada ano, cerca de 66 mil mulheres desenvolvem esse tumor, o qual foi responsável pela morte de 18.295 brasileiras em 2019. Já, no município, foram registrados 52 óbitos em decorrência do câncer de mama apenas em 2018, dado que persistiu na mesma faixa no ano seguinte, marcando 56 mortes. A maneira mais eficiente de enfrentar o cancro ainda é a prevenção, pois, quanto mais cedo for a descoberta do nódulo, as chances de cura podem chegar a 95%.

Recentemente, a assessora política e funcionária do Legislativo Milena Scopel foi uma das guerreiras que venceu o câncer de mama. Sem histórico familiar da doença, praticante de exercícios físicos e alimentação saudável, ela jamais imaginaria que teria de enfrentar esse desafio. “Nunca achamos que vamos passar por essa experiência. Quando recebemos o diagnóstico, a sensação é que recebemos uma sentença de morte. Por isso, eu digo, especialmente para quem tem medo: ‘Quem procura acha’ é uma bobagem. Faça os exames regularmente, cuide-se. Quando o diagnóstico ocorre no estágio inicial, as chances de cura são enormes”, aconselha Milena.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a saúde mental das mulheres que são acometidas pelo câncer. Problemas emocionais como ansiedade e depressão podem ser acentuados a partir do diagnóstico, além do medo de possível remoção do seio e baixa autoestima também ligada à queda de cabelos.

A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara está engajada com a conscientização que pede o momento. Presidida pela vereadora Denise Pessôa/PT, a PEM visitará o banco de perucas da Unidade de Alta Complexidade de Oncologia do Hospital Geral (Unacon) e atuará em ações do outubro rosa junto à prefeitura municipal. “Nossa ideia é fortalecer as ações que já existem e motivar as mulheres para que façam o exame. A PEM estará integrando as atividades já propostas pelas entidades que tratam do assunto e visitaremos o banco de perucas do Unacon, para verificarmos formas de auxiliar o setor”, adiantou Denise.

Na próxima quinta-feira (07/10), em frente ao Hospital Pompéia, mulheres a partir dos 40 anos poderão fazer o requerimento de exame para agendamento de mamografia. A ação, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ocorre das 9h às 16h. O presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, vereador Rafael Bueno/PDT, alerta para a importância da inclusão do exame na rotina. “O câncer de mama é uma das doenças mais comuns no país. Por isso, aconselhamos que as mulheres façam o exame para a detecção precoce. É um ato essencial, mesmo que não haja sintomas", enfatiza o parlamentar.

01/10/2021 - 18:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo