Voltar para a tela anterior.

Ricardo Daneluz promove oficina do chimarrão no Legislativo caxiense

O vereador abordou dicas, características, curiosidades e o modo de preparo da bebida


Em alusão à Semana Farroupilha, o vereador Ricardo Daneluz promoveu uma oficina de chimarrão, no Legislativo caxiense, no início da tarde desta quarta-feira (15/09).  O parlamentar aproveitou para ensinar variadas formas de preparo do chimarrão tradicional, além de expor dicas, curiosidades, características e benefícios da bebida para a saúde.

A oficina aconteceu no espaço denomina “Rancho do Bardoso”, uma tenda temática que tem localização ao lado do Plenário Nadyr Rossetti. O rancho é uma homenagem a Vilmar Silvério Pinto, um entusiasta do período tradicionalista e ex-servidor da Casa, falecido em 2008. A tenda continuará aberta aos funcionários até o dia 30 de setembro.

O chimarrão é o símbolo do Rio Grande do Sul, conforme a lei estadual 11.929/2003. É uma bebida característica da cultura do Sul da América do Sul e um hábito legado pelas culturas indígenas quínchas, aimarás e guaranis. Está presente no dia a dia de grande parte dos gaúchos.

Os benefícios são vários, como ajudar no estímulo a atividades físicas e mentais, no combate à fadiga, além de ser digestivo e diurético e atuar na regeneração celular, no combate ao colesterol e na prevenção à osteoporose.

Segundo Daneluz, para a conservação da cuia, é ideal que ela seja lavada adequadamente e deixada para secar deitada, fazendo com que o oxigênio entre e não permita a proliferação de fungos. Quanto à erva-mate, deve ser mantida no congelador, com o respectivo pacote bem fechado. Conforme o parlamentar, o produto não congela por ser desidratado.

Além disso, o vereador falou que a térmica recomendada é a que funciona mediante pressão. Sugeriu que a temperatura da água esteja em 75ºC. Ou seja, quando estiver iniciando a ebulição.

Daneluz afirmou que o consumo do chimarrão é uma cadeia econômica muito grande e emblemática no município. “Para mim, a importância é a questão da hospitalidade de quando se está com os amigos ou até mesmo se recebe uma visita”, ilustrou.

A comemoração ao referido 20 de setembro de 1835 remonta ao início da Revolução Farroupilha, conflito que durou até 1º de março de 1845, data do acordo de Ponche Verde. Os gaúchos demonstravam insatisfações políticas e econômicas em relação ao Império da época. Não concordavam com os impostos cobrados sobre charque, couros e erva-mate. Em contrapartida, produtos importados da Argentina e do Uruguai recebiam incentivos do governo.

Acompanhe abaixo a programação para os últimos dois dias da Semana Farroupilha de 2021 do Legislativo:

16/09 – Quinta-feira

  • 8h: Apresentação musical do vereador Zé Dambrós
  • 8h30: Declamação do vereador Olmir Cadore pela Semana Farroupilha
  • Almoço: PRENDAS NA COZINHA – bigoli (espaguete) com carne, maionese, salada verde, pão e sagu com creme – sistema “Pegue e Leve”

17/09 – Sexta-feira

Vídeo no Instagram da Câmara com os melhores momentos dos festejos farroupilhas 2021

15/09/2021 - 17:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Ana Paula Rech

Ir para o topo