Voltar para a tela anterior.

Vereadores defendem a extensão da UFRGS em Caxias do Sul

Nesta quinta-feira, às 15h, na Câmara, acontece assinatura de convênio com a universidade


A escolha do local da Serra gaúcha que sediará a extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) voltou à pauta durante a sessão ordinária desta quarta-feira (27). O assunto foi trazido por Vinicius Ribeiro/PDT, que defendeu a instalação do núcleo em Caxias do Sul. O parlamentar comentou que, na tarde de hoje, a Comissão Temporária Especial Pró-Universidade Pública de Caxias do Sul reuniu-se para debater o assunto. Neste ano, ela será composta pelos vereadores Ari Dallegrave/PMDB, Daniel Guerra/PSDB, Guiovane Maria/PT, Renato Nunes/PRB, Renato Oliveira/PCdoB e Vinicius, que presidirá o grupo. Nesta quinta-feira (28), às 15h, ocorre, na Câmara de Caxias, a assinatura do convênio para a instalação da Extensão da UFRGS na Serra gaúcha.

Para Vinicius, Caxias representa o desenvolvimento da região, o que justifica a defesa para que sedie uma futura extensão da universidade pública. Criticou a insistência de municípios vizinhos em protelar a definição da questão. Segundo ele, a situação repete o caso envolvendo a possibilidade de aeroporto regional de cargas na região. Desde o início, a Câmara foi protagonista nas discussões, afirmou.

De acordo com o vereador Ari Dallegrave/PMDB, o governo federal possui uma dívida com a região da Serra, pela ausência de um núcleo federal. A escolha deve ser por Caxias, salientou, pelo tamanho e pelas possibilidades de infraestrutura que a cidade possui. A extensão não deixará de ter aspecto regional por causa disso, disse. Ari lamentou que lideranças de municípios vizinhos tenham ignorando o pioneirismo de Caxias na mobilização pelo núcleo regional da UFRGS.

O vereador Rodrigo Beltrão/PT referiu que Bento Gonçalves e Garibaldi, como municípios, têm legitimidade em reivindicar a sede para si. Elói Frizzo/PSB definiu como oportunista a postura de lideranças de Bento Gonçalves, de enfraquecer uma mobilização regional. Para Frizzo, Caxias precisa, agora, atuar para garantir a presença da universidade pública.

27/04/2011 - 21:31
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo