Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno sugere ao município recenseamento de animais de estimação

Vereador protocolou Indicação sugerindo o levantamento para que sejam ampliadas castrações e  políticas públicas


O vereador Rafael Bueno/PDT protocolou nesta quinta-feira (17/06) uma Indicação ao Poder Executivo Municipal para que seja realizado um recenseamento dos animais de estimação, com o objetivo de basear políticas públicas de promoção ao bem-estar e combate aos maus-tratos. Segundo números divulgados em junho de 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), animais estariam em 44,3% dos domicílios do país.

Conforme a solicitação, o censo de animais seria realizado anualmente e por agentes utilizados em outros programas do município, que já fazem visitas periódicas às residências.

"Ao longo da realização da pesquisa, dados como o número de animais em cada residência, espécie, sexo e condição reprodutiva seriam levantados", destacou Bueno. Ele teve a ideia a partir de uma conversa com o vereador Francisco Alves/PL, de Esteio, quando esteve naquela cidade para conhecer o projeto do Castramóvel. Em Esteio, também há uma discussão avançada sobre o recenseamento, a partir de uma sugestão de Alves.

"Se faz necessário engajar cada vez mais o poder público na causa animal, por meio de uma rede de apoio que permeie os órgãos públicos, organizações não governamentais e sociedade", informou Bueno.

Mais castrações

O pedetista destaca a importância de se investir no censo também em razão da parceria que a prefeitura mantém com uma clínica de castração. E usa números para destacar que o censo seria fundamental. Dados buscados por Bueno informam que desde o começo de 2021 a clínica Animale realizou 923 castrações. Até o fim de junho a ideia é fechar 1 mil procedimentos. Para os próximos seis meses, serão distribuídas fichas para ONGs e protetores para alcançar o número do contrato, de 6.280 castrações.

"Isso demonstra que se for feito um raio-x por parte do município, mais castrações poderão realizadas, até porque estão sobrando procedimentos", disse Bueno, afirmando que a comunidade pode se informar sobre as castrações nas UBSs.

Causa animal

O pedetista sempre manteve uma ligação estreita com a causa animal, sendo relator do Código de Defesa dos Animais, autor da lei que estabelece a divulgação das listas de espera para castração de cães e gatos e autor da lei que determina que os condomínios aceitem animais de estimação em suas dependências.

17/06/2021 - 13:39
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo