Voltar para a tela anterior.

Volta às aulas e retirada de veículos abandonados nas ruas são temas tratados por Adiló Didomenico

Para o parlamentar tucano, já passou da hora do retorno das aulas presenciais no município


Carros abandonados e o retorno das aulas presenciais em Caxias do Sul foram os assuntos abordados pelo vereador Adiló Didomenico/PSDB, na sessão ordinária desta quinta-feira (24/09). Sobre os veículos abandonados em via pública, o parlamentar informou que, no Congresso Nacional, tramita um projeto de autoria do Deputado Capitão Alberto Neto/Republicanos-AM que, de acordo com Adiló vai tentar resolver este problema. 

“Quantos anos que nós estamos batendo nessa tecla? Aprovamos um projeto e, na época, o vereador Chico Guerra/Republicanos se comprometeu a dar celeridade, mas até hoje não temos uma solução para isso”, destacou Adiló. Segundo o vereador, os carros abandonados podem se tornar um problema de saúde, pois viram ponto de drogadição e também foco de dengue. O projeto de lei que tramita no Congresso determina que o proprietário do veículo em questão terá 60 dias para reclamar, mas deverá pagar multa e guincho. Caso o proprietário não se manifeste, o carro vai a leilão. “É assim que tem que ser: simples. Acabou com esse depósito de sucata em via pública, que ficam por oito, dez anos crescendo mato embaixo e acumulando lixo”, pontuou.

Sobre o retorno das aulas presenciais, Adiló destacou que já passou do momento de os estudantes voltarem às escolas. Ele afirma que, em diversas visitas que realizou em bairros da cidade, a situação é complicada. “São crianças pequenas no meio dos adultos, aprendendo coisas que ainda não estão na idade de aprender. As crianças soltas nas ruas. Meninas de quatorze anos cercadas por homens desocupados”, refletiu. Para Adiló, essa situação pode facilitar que as crianças e adolescentes sejam aliciados pelo crime, porque as crianças não estão mais ficando dentro de casa.

Em aparte, o vereador Rafael Bueno/PDT pontuou que não é culpa da criança e da escola se ela for vítima de aliciamento ao crime. Rafael destaca que não se pode marginalizar uma instituição como a escola. Já o vereador Wagner Petrini/PSB parabenizou Adiló pelo assunto tratado e afirmou que também é defensor do retorno das aulas. Paulo Périco/MDB também concordou com o pronunciamento de Adiló e pontuou que é muito importante que as aulas voltem para tirar as crianças e adolescentes de situações que possam as colocar em risco, como o contato com drogas.

Adiló finalizou afirmando que em momento nenhum quis criticar os professores, mas sim dar um voto de confiança, já que, na sua opinião, as crianças e adolescentes estariam muito bem cuidados sob tutela dos professores.

24/09/2020 - 10:28
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Denerlei Domingos Antonioli - Conrep 3095
Redator(a): Gabriela Bento Alves

Ir para o topo