Voltar para a tela anterior.

Discutida a declaração de utilidade pública do Instituto de Leitura Quindim

O órgão possui mais de seis mil livros de acervo e trabalha em favor da literatura caxiense


Declarar o Instituto de Leitura Quindim como de utilidade pública é o objetivo do projeto de lei 56/2020, assinado pela vereadora Denise Pessôa/PT e discutido na sessão ordinária desta terça-feira (22/09). O título consiste em exigência legal, para a agremiação poder participar de inúmeros projetos, com parcerias de órgãos públicos municipais, institutos e fundações. O texto retornará à pauta, para segunda discussão e votação.

Criado em 2014, o Instituto de Leitura Quindim trabalha para que a literatura continue viva na cidade de Caxias do Sul. O nome “Quindim”, ideia do ilustrador Roger Mello, é em homenagem a dois autores marcantes da Literatura Brasileira: Monteiro Lobato, criador do personagem Quindim, o rinoceronte morador do Sítio do Pica-Pau Amarelo, e o poeta gaúcho Mario Quintana, que tinha o doce de mesmo nome como o seu predileto.

Desde janeiro de 2020, o instituto está localizado no pátio Eberle, na Rua Sinimbu, número 1.670, 6° andar. O Quindim possui um acervo de mais de seis mil títulos nacionais e internacionais, com diversos títulos premiados.

Em declaração, contida na exposição de motivos de projeto, Vôlnei Canônica, idealizador da iniciativa, afirma que o desejo sempre foi o de criar um espaço onde crianças, jovens e adultos pudessem ter acesso à Literatura Infantil, Juvenil e a conteúdos teóricos de qualidade. Fazem parte da equipe do Quindim pessoas apaixonadas pela literatura e pelo dom de ensinar. A proposta ainda conta com a participação de artistas, espalhados pelo Brasil e pelo exterior.

Um Centro de Estudos e Pesquisas também faz parte da estrutura do instituto. O objetivo é produzir conhecimento, ofertar formação para mediadores de leitura, nas áreas de abrangência da literatura e suas concepções estéticas e de fruição.

22/09/2020 - 12:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo