Voltar para a tela anterior.

Denise defende aumento da testagem de trabalhadores de áreas essenciais em Caxias

"Não dá para a pessoa buscar uma receita na UBS e voltar infectada", afirma a parlamentar


A vereadora Denise Pessôa/PT voltou a cobrar, durante a sessão desta quinta-feira (03/09), na Câmara, o aumento de testagem de coronavírus da população caxiense. Segundo a parlamentar, a prefeitura investe em testes apenas 3% da verba federal destinada ao combate do vírus. Denise lembra que os países que testam a população adequadamente encontram cerca de 8% de infectados. No Brasil esta marca está na faixa de 40%, o que mostra que em nosso país os testes são aplicados em pessoas com suspeita ou sintomas da doença.

Durante a semana, dados apresentados pela prefeitura revelam que 20 das 50 unidades básicas de saúde da cidade têm algum servidor infectado. A informação preocupa a vereadora que lamenta a pouca testagem dos servidores da área. "Segundo a prefeitura 4% dos servidores da saúde teriam sido infectados. Muitos servidores me relataram que não foram testados e é preciso dizer que se hoje um servidor está positivado, se testa os demais que tiveram contato com ele, que é afastado. Na saúde isso não acontece, o que é ruim. Quando se tem a pressão do sindicato, como no caso da UBS Esplanada, o número real de infectados aparece", relata.

Denise classifica ainda como perigoso o fato dos servidores da saúde não estarem sendo testados, uma vez que boa parte da população busca os serviços públicos nas UBSs. "Precisamos ter esse respeito com quem está na ponta. São os servidores da saúde e das demais áreas essenciais. Não dá para a pessoa buscar uma receita na UBS e voltar infectada. Precisamos sim investir mais em testagem. Antes eram apenas númerios, mas agora com a proximidade dos casos, sabemos quem foi infectado. Os casos tem nome e conhecemos essas pessoas. Antes eram apenas números", destacou.

03/09/2020 - 11:48
Gabinete da Vereadora Denise Pessôa/PT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo