Voltar para a tela anterior.

Projeto Museu Aberto de Arte Avenida Júlio de Castilhos é apresentado por Gustavo Toigo

A iniciativa consiste em um museu a céu aberto, nos canteiros da Avenida Júlio de Castilhos


Na sessão ordinária desta quinta-feira (06/08), o vereador Gustavo Toigo/PDT utilizou o espaço do grande expediente, para apresentar o projeto Museu Aberto de Arte Avenida Júlio de Castilhos (MAAJIC). O objetivo deste projeto, de acordo com o parlamentar, é estender ao maior número de pessoas o conhecimento sobre a expressão artística e cultural de Caxias do Sul nas áreas de música, literatura, artes visuais, teatro, gastronomia, empreendedorismo e pintura. O MAAJIC aproximaria o público e a arte, além de difundir a cultura local e homenagear artistas da cidade.

Toigo explicou que a ideia é de um museu a céu aberto. O Museu consistiria na fixação de placas e painéis nos canteiros da Avenida Júlio de Castilhos para promover a arte caxiense de forma rotativa, contemplando grande número de artistas na cidade. “O propósito do projeto é de aproximar a população da arte, fomentar a produção artística no município, democratizar o acesso à arte e cultura e incentivar a valorização da história cultural da cidade”, destacou.

A exposição deve ser permanente, mas trocada periodicamente. A sugestão do parlamentar é que as exposições sejam trocadas a cada seis meses para contemplar o maior número de obras e artistas. Toigo apresentou 28 sugestões de locais e obras a serem contempladas pelo projeto, desde Aldo Locatelli, renomado pintor, até Natália Polesso, escritora caxiense premiada com o Jabuti.

Em a parte, o vereador Felipe Gremelmaier/MDB parabenizou a proposta de Toigo e destacou que a ideia pode ser um novo atrativo cultural tanto para turistas como para a população de Caxias do Sul e região.

06/08/2020 - 11:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Gabriela Bento Alves

Ir para o topo